1° de maio, Dia do Trabalhador: “O que move Balneário Camboriú é a mão de obra”, diz prefeita Juliana Pavan

Nesta quinta-feira (1) é celebrado o Dia do Trabalhador, data criada para reconhecer a importância do trabalho para a sociedade e celebrar as conquistas trabalhistas e os direitos.

Em Balneário Camboriú, há hoje mais de 49 mil empresas, porém há falta de mão de obra. O assunto foi tema de reportagem recente do Página 3 (relembre aqui) que rendeu muitos comentários sugerindo que a falta de trabalhadores é resultado dos baixos salários e do alto custo de vida em Balneário, que possui o metro quadrado mais caro do país.

Esta semana, a reportagem conversou com a prefeita da cidade, Juliana Pavan, que analisa o cenário e promete mudanças.

“O custo de moradia e de vida são os principais desafios enfrentados em Balneário hoje no setor econômico”, avaliou.

Moradia social

Juliana explica que tem ciência da demanda tanto de falta de mão de obra como da falta de moradia acessível em Balneário Camboriú, e afirma que este é um ponto de atenção de seu governo e que está buscando soluções.

Recentemente ela esteve em São Paulo para ver como acontece a parceria público-privada em relação a esse tipo de moradia acessível, para poder ofertar em Balneário Camboriú.

“Habitação é um dos principais pontos do Plano Diretor, todas as áreas do nosso governo estão focando nisso, porque trabalhamos com mão de obra, precisamos dela. Vai ser finalizada neste ano a discussão [do Plano Diretor] e planejo enviar para a Câmara em seguida. O próprio Aluguel Social foi aprovado no início do ano, com aumento no valor. O custo de moradia e de vida são os principais desafios enfrentados em Balneário hoje no setor econômico”, explica.

(Foto Biel Carboni)

Importância de morar e trabalhar na cidade

Juliana disse que quer preparar a cidade para ser acessível para quem trabalha e acompanha o crescimento. Ela afirma que ‘não é interessante’ ter o trabalhador morando longe do emprego e sim incentivar que ele more e faça girar a economia de Balneário Camboriú.

“Que aqui produza e continue aqui. Por isso, o foco será fortalecer a capacitação, para que o trabalhador esteja cada vez mais preparado para estar à disposição do nosso mercado de trabalho. Por isso, estamos finalizando a contratação do Sebrae para aperfeiçoamento técnico e fortalecimento de habilidades para atender as empresas. É a garantia da parceria entre a prefeitura e o Sebrae, para oferecer cursos ao nosso trabalhador. Na terça (29) foi aprovada na Câmara a suplementação para firmarmos o convênio e será assinado na próxima segunda-feira (5)”, acrescenta.

O que a prefeitura pode fazer pelos trabalhadores

A prefeita aponta que o governo não pode impor salários maiores nas empresas privadas, mas a obrigação e dever é adequar possibilidades para a mão de obra ter condições de moradia acessível e se adequar ao salário que recebe.

“Entendo que a valorização é muito importante. Se as empresas reclamam que não encontram mão de obra, precisam se readequar para atrair. Já sobre a infraestrutura na questão social, ofertar saúde e educação de qualidade com cada vez mais acesso, isso é conosco”, diz.

Juliana salienta que o poder público tem a obrigação de atender a mão de obra, no sentido de valorizá-la, e que isso vai implicar em qualidade de trabalho e na necessidade de apresentar gestão eficiente na oferta de serviços públicos.

“Quando falo que o que move Balneário Camboriú é a mão de obra, é porque de fato move o turismo, comércio e construção civil, que são os principais pilares de nossa economia. Se não fosse a mão de obra, esses três setores não estariam avançando tanto. Queremos que os trabalhadores se sintam valorizados para assim produzir cada vez mais e melhor”, comenta.

(Foto Biel Carboni)

Selo Empresa Amiga da Juventude

Quando Juliana era vereadora, conseguiu a aprovação do Selo Empresa Amiga da Juventude, que apesar de ter sido aprovado na Câmara nunca foi colocado em prática – mas agora será regulamentado, o que deve acontecer nos próximos dias.

“Visando a importância de ofertar a vaga de emprego para alunos da rede pública de ensino. O primeiro emprego é muito importante, muitos desses jovens não tiveram experiência ou capacitação e ficam em segundo plano, o que é errado. Temos que fortalecer o jovem a entrar no mercado de trabalho. Inclusive haverá incentivos fiscais para as empresas que atenderem essa grande demanda de jovens que há em Balneário”, acrescenta.

Inovação também é o foco

Segundo a prefeita, Balneário Camboriú precisa ‘abrir frentes’ para empresas de inovação, uma nova matriz econômica que necessita ser incentivada no município, algo já discutido há muitos anos, mas que nunca foi colocado realmente em prática.

“Nossa cidade já tem viés de modernidade e progresso, mas temos que colocar isso na prática. Quantos jovens buscam trabalhar com isso e não encontram possibilidade? Enviarei lei para a Câmara nos próximos dias para tornar Balneário Camboriú mais ‘amigável’ para a chegada dessas empresas – com incentivo fiscal, formas de se tornar mais fácil para a cidade receber soluções inovadoras, para ser um local de testes para soluções inovadoras, assim atrair startups e novas soluções. Consequentemente, vão procurar mão de obra”, pontua.

Importância da data

Juliana Pavan também aproveita para parabenizar os trabalhadores de Balneário Camboriú, pessoas que ‘dedicam tempo para o bem da cidade’ e são a engrenagem do município.

“Aqueles que atuam no turismo, comércio, construção civil, saúde, educação, limpeza, segurança, que cuidam daqueles que estão mais vulneráveis, e também o empreendedor que move a nossa economia local. Estou comprometida a tornar Balneário Camboriú um local com cada vez mais oportunidades, melhor para se viver, com melhores condições de trabalho, de forma segura e justa, que andem lado a lado com as necessidades do trabalhador. Reafirmo meu compromisso em apoiar os trabalhadores da nossa cidade, e garantir que seus esforços sejam reconhecidos e cada vez mais valorizados. Juntos vamos construir cada vez mais uma Balneário Camboriú forte, acessível, mais próspera para todas as pessoas que a escolheram. Que Deus proteja cada trabalhador, suas famílias e lares. Muitos saem cedo, levantam as mangas e que cada suor e passo dado seja cada vez com mais certeza do que estão almejando – que cada local que colocamos nossos pés seja em busca da vitória”, completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.