

Vista mudou completamente desde a retirada do prédio – Foto: @inglesmedico.thaianaethiago/Instagram
A demolição do edifício Ivo Agostinho Rovena, localizado em um dos endereços mais caros do Brasil, a Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, foi concluída.
O terreno dará lugar a um empreendimento de luxo. Um vídeo chama atenção ao mostrar o “antes” de “depois” do prédio de 19 andares ir ao chão e desaparecer por completo.
Vídeo feito por vizinhos mostra o antes e depois da das obras. – Vídeo: @inglesmedico.thaianaethiago/Instagram
O ND Mais noticiou que o edifício seria demolido em junho de 2024, quando a construtora Embraed confirmou que havia adquirido todos os 16 apartamentos do imóvel. O local deve ser utilizado para a construção de um arranha-céu luxuoso.
“No lugar do edifício atual, vamos construir um empreendimento que simbolize a qualidade e a inovação que marcam a trajetória da Embraed, o que irá refletir no desenvolvimento econômico” explicou, na época, a CEO da construtora, Tatiana Rosa Cequinel.
Maior demolição mecânica de prédio residencial do Brasil
Residencial demolido dará lugar a arranha-céu – Vídeo: Reprodução/Embraed
A “retirada” do prédio chamou atenção por ser feita de cima para baixo, com o uso de máquinas que foram posicionadas no topo do edifício. O processo foi reconhecido por ser o maior mecânico em um prédio residencial já realizado no Brasil.
As duas escavadeiras hidráulicas de 5,5 toneladas cada, foram içadas com o uso de um guindaste com capacidade para 200 toneladas. O processo demorou cerca de 5 meses para ser concluído.
Ao todo, a construtora informou dois meses foram dedicados ao desenvolvimento de um plano de gerenciamento com foco na proteção dos trabalhadores e das pessoas no entorno.
A partir do Projeto Mobília Solidária, itens ainda presentes na edificação, como elevador, portas, janelas, lixeiras, armários, módulos, camas, sofás, poltronas, vasos sanitários e eletrodomésticos (TVs, ares-condicionados, geladeiras, fogões) foram doados a instituições de caridade.