Siga @radiopiranhas

Um grupo de parlamentares do partido Novo protocolou um pedido junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que seja aberta uma investigação sobre o expressivo crescimento na arrecadação do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) nos últimos quatro anos. A entidade é presidida por José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a representação enviada ao TCU, houve um aumento de mais de 564% nas receitas do sindicato entre 2020 e 2024, passando de R$ 23 milhões para R$ 155 milhões anuais.
Os dados, obtidos por meio de apuração feita por técnicos da legenda e cruzados com registros disponíveis no Portal da Transparência, levantaram suspeitas de possível conexão com descontos irregulares aplicados em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse esquema já está sendo investigado pela Polícia Federal (PF).

Os parlamentares também solicitaram a suspensão imediata de repasses públicos ao Sindnapi e a instauração de uma auditoria detalhada para apurar eventuais prejuízos financeiros aos beneficiários do INSS e aos cofres públicos.
O pedido foi assinado pelos deputados federais Marcel van Hattem (RS), Adriana Ventura (SP), Ricardo Salles (SP), Luiz Lima (RJ), Gilson Marques (SC) e pelo senador Eduardo Girão (CE), todos do partido Novo.
Para os autores da ação, a movimentação financeira atípica da entidade exige apuração rigorosa e transparência, especialmente por envolver recursos públicos e afetar diretamente uma parcela vulnerável da população.
source
Fonte : Conexão Politica