Cateterismo é o procedimento médico de introduzir um cateter – um fio longo, muito fino e oco, que pode ser rígido ou flexível – para acessar várias partes do corpo, como vasos sanguíneos, artérias, coração, vesícula, bexiga, dentre outros.
Por meio do cateterismo o profissional direciona sua atenção para a área que deseja explorar e realizar procedimentos de diagnóstico ou de tratamento.
O cateter também permite injetar contrastes para visualizar a estrutura dos órgãos durante exames de imagem, administrar medicamentos em locais específicos de um órgão, bem como a colocação de próteses e a remoção de coágulos.
Tipos mais comuns de cateterismo:
– Cardíaco: o cateter é inserido em uma veia do punho ou da virilha até alcançar o coração. Sua função é diagnosticar e tratar problemas como entupimento (obstrução) das artérias coronárias, que levam sangue para o músculo do coração.
– Artérias cerebrais: para detectar obstruções, visualizar aneurismas ou malformações.
– Artérias das pernas: para visualizar bloqueios, remover obstruções.
– Artéria hepática: para verificar a presença de tumores no fígado e tratá-los, quando necessário, diretamente no local afetado.
– Artérias renais: para verificar a existência e tratar obstruções.
– Urinário: para verificar e tratar obstruções causadas por cálculos renais, tumores e outros problemas que afetem a capacidade de eliminar a urina.
IMPORTANTE: Somente profissionais de saúde devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.
Dica elaborada em abril de 2025
Fontes:
Associação Beneficente Síria / Hospital do Coração
Escuela Clínica y de Ciencias de la Salud (Espanha)
Redacción Médica (Espanha)
Rede D’Or São Luiz