Santa Catarina é o primeiro Estado a enviar equipes de resgate para o Rio Grande do Sul, que enfrenta maior desastre por chuvas da história
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) estão na linha de frente dos resgates no estado vizinho.
Mais de 600 vidas já foram salvas pelos bombeiros catarinenses, incluindo pessoas e animais. As equipes de Força Tarefa (FT) de todos os sete Batalhões da 1ª Região Militar Bombeiro (1ºRBM), sob o comando do tenente-coronel Fábio Collodel e do major João Emiliano de Moura Silva Miranda, prestam apoio incansável aos gaúchos.
Até o momento, a corporação já resgatou 516 pessoas e 84 animais que estavam ilhados em situações de risco, muitos em cima de telhados e até mesmo em árvores.
SC é o primeiro Estado a enviar bombeiros
“Estamos desde ontem com duas equipes em Cruzeiro do Sul, realizando o resgate de pessoas em situações extremas, que dormem sobre os telhados, praticamente na água”, afirma o tenente-coronel.
Santa Catarina está presente nos resgates com 32 bombeiros militares, 10 viaturas 4×4, 11 embarcações e equipamentos especializados para resgates em deslizamentos.