Siga @radiopiranhas
O deputado federal Ruy Carneiro, presidente da Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara Federal, defendeu o ressarcimento de aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos e criminosos em seus benefícios do INSS, conforme revelado pela Operação Sem Desconto.
A declaração foi feita durante a visita do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, à Comissão. Na ocasião, Ruy também cobrou punição rigorosa aos responsáveis pelos crimes e destacou a necessidade urgente de uma nova legislação que previna futuras fraudes.
“Desde que assumi a presidência da Comissão, venho demonstrando preocupação com esses descontos criminosos. Espero que, além de ressarcir os aposentados e pensionistas, os culpados por essas atrocidades sejam punidos com o rigor da lei. Paralelamente, é fundamental avançarmos com uma legislação que proteja os beneficiários do INSS”, afirmou o deputado.
Ruy classificou o esquema como um dos maiores escândalos já registrados no país, devido ao número expressivo de vítimas, em sua maioria, pessoas humildes que recebem apenas um salário mínimo.
Durante a sessão, o parlamentar também questionou o ministro sobre os critérios utilizados para a escolha do presidente do INSS, que está sendo acusado de envolvimento com os descontos ilegais. Ruy pediu explicações sobre ações permanentes adotadas pelo Ministério da Previdência e pelo próprio INSS para combater e prevenir fraudes no sistema.
Por fim, o ministro foi indagado sobre as medidas efetivas que teriam sido tomadas após o conhecimento das denúncias envolvendo os descontos irregulares.
@politicaetc
source