
O escritor Marcelo Rubens Paiva apagou sua conta no X (antigo Twitter) nesta terça-feira (29), após enfrentar forte repercussão negativa por publicações antigas consideradas machistas. Os tweets, resgatados por usuários da plataforma, causaram indignação ao expor comentários em que o autor objetificava mulheres, incluindo artistas famosas e colegas de trabalho.
Entre os posts que viralizaram, estão frases como:
“Ninguém se interessa mais pelas músicas da Sandy. Já pelo seu cu…”, escrito em julho de 2011;
E outra de 2012: “Parabéns a Paula Toller, musa brasileira mais gostosa dos anos 80-90. Quem daquela época não a desejava por inteiro? Só de falar com ela, tremíamos.”
Além de figuras públicas, Paiva também fez generalizações sobre mulheres no ambiente de trabalho. Em 2010, escreveu:
“As novas estagiárias viram alvo de toda a munição masculina. E a gata do escritório vive o drama de provar que, além de gostosa, tem cérebro.”
Reações e exclusão da conta
Os prints dos tweets circularam amplamente nesta terça-feira, reacendendo discussões sobre machismo e misoginia nas redes sociais, especialmente quando promovidos por figuras públicas do meio cultural. Diante da repercussão negativa, Paiva alegou inicialmente que estavam lhe atribuindo frases que ele não teria escrito. No entanto, os registros dos tweets confirmam a autoria.
Com a pressão crescente, o autor decidiu apagar sua conta, ativa desde 2009. Até o momento, ele não publicou nota oficial sobre o caso.
Trajetória literária
Marcelo Rubens Paiva é autor de diversos livros de destaque na literatura brasileira contemporânea, entre eles Feliz Ano Velho e Ainda Estou Aqui, que serviu de base para o roteiro do premiado filme brasileiro de mesmo nome. Sua obra, marcada por reflexões políticas e memoriais, sempre teve forte presença na mídia e em debates culturais.
Agora, Paiva enfrenta críticas não apenas por seus escritos, mas também por sua conduta nas redes — um exemplo de como o revisionismo digital tem reavaliado posturas públicas do passado sob a ótica dos valores atuais.