

22ª Festa do Trabalhador vai reunir mais de 100 bateristas e oferecer oficinas gratuitas – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação/ND
A Festa do Trabalhador chega à sua 22ª edição nesta quinta-feira, 1º de maio, das 10h às 17h, na Expoville, em Joinville. Um dos destaques do evento será o Grooville Drum Fest, uma apresentação que reunirá mais de 100 bateristas tocando simultaneamente.
Além do espetáculo coletivo, o evento oferecerá 20 oficinas gratuitas de bateria e percussão para iniciantes, promovidas por Cadu Floriani, da escola IBCF Joinville. As oficinas têm duração média de 30 minutos e ensinam ritmos básicos e músicas simples, com o objetivo de tornar o aprendizado acessível a todos.
Mais de 100 bateristas em sintonia
Os participantes do Grooville Drum Fest devem levar suas próprias baterias para tocar em conjunto com a banda de apoio, posicionada no caminhão-palco instalado no estacionamento da Expoville. O baterista da banda de apoio, André Steuernagel, será o responsável por coordenar a performance coletiva.
Aberto a bateristas de todos os níveis, o encontro valoriza a integração musical. “No encontro, não existe essa coisa de que um baterista toca melhor que o outro, porque prezamos pela igualdade musical e social”, afirma André, pioneiro nesse tipo de evento em Santa Catarina desde 2005.
O repertório do encontro terá 16 músicas, com predominância do rock, selecionadas para ser acessível a músicos iniciantes e experientes. “Escolhemos canções fáceis, que todos conseguem acompanhar”, destaca Steuernagel.
As inscrições continuam abertas nas redes sociais da Grooville Drum Fest para quem tiver interesse em participar.
Oficinas de bateria gratuitas
Além da performance, o dia contará com oficinas de bateria que vão além do simples ensino musical. “Queremos quebrar o estigma de que aprender um instrumento musical é algo difícil ou inacessível. Crianças, jovens, adultos e idosos são bem-vindos. Basta chegar ao local e fazer a inscrição gratuita”, explica Cadu Floriani.
Segundo ele, o contato com a música oferece benefícios como o desenvolvimento da coordenação motora, estímulo à concentração, aprimoramento do raciocínio lógico, equilíbrio emocional e redução do estresse. “A música tem um papel essencial na sociedade. Ela une culturas, aproxima pessoas e transforma vidas”, conclui.
Confira programação completa da Festa do Trabalhador
- Siop: feira de artesanato;
- Ótica Orion: prestação de serviço de limpeza de óculos, troca de parafuso, troca de plaquetas e distribuição de brindes;
- Clínica Saúde Visão: acuidade visual;
- Clínica Vital: biorressonância e insuflação otologica;
- ProconInstituto Ana Hickmann: corte de cabelo, design de sobrancelha e massagens;
- Sama: adoção de árvore;Aroj;Sesporte: atividades de esporte e lazer;
- Junta Militar: orientação e cadastro;Aptran: educação no trânsito;
- Defesa Civil: orientação;Guarda Municipal: exposição de veículos, como ônibus e viaturas;
- Vigilância Ambiental: orientação sobre a dengue;
- Aplicação de vacinas e autoteste de HIV;
- Cerest: orientações sobre a saúde do trabalhador;
- Habitação: cadastro habitacional;
- Cbea: adoção de animais;Secult: totem e lounge do turismo;
- Espaço do empreendedor: orientações;
- Assistência social;
- Route XV: exposição de 35 carros;
- Clube Clínicas: aferição de pressão e glicemia;
- Aulas de patinação;
- Feirão de emprego com Cepat, Grupo select, RH gruppe;
- Abecker e Busscar.
Atrações no palco da Festa do Trabalhador
- Banda Exército;
- Banda Raiz Vital;
- Banda Portal do Sul;
- Bob Maicon;
- Jean e Gustavo;
- Rádio Pop;
- Externo;
- Maicon e Aline;
- Bernardo Rigo;
- Apresentação de Baterias.