A prefeitura de Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul, exonerou na segunda-feira (28) o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Pedroso, e outros dois servidores comissionados após o desaparecimento de um cão comunitário. O cachorro, conhecido como “Negão”, foi encontrado dias depois caminhando à margem da BR-285, em São José dos Ausentes, a cerca de 100 km do local onde vivia.
Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que dois servidores se aproximam do cachorro na Rua Libório Rodrigues e o encoleiram com uma corda. Segundo relatos, o animal foi colocado em um veículo da prefeitura e levado para outro local, o que motivou grande mobilização dos moradores em busca do cão.
Negão foi localizado por uma pessoa que, ao saber da campanha pela busca do animal, acionou a Brigada Militar (BM), que confirmou sua identidade. Após o desaparecimento, duas pessoas registraram ocorrência na delegacia e a Polícia Civil iniciou investigação.
Durante depoimento, os servidores alegaram que retiraram o cachorro das ruas após supostas denúncias de que ele estaria atacando pessoas, fato negado pelos moradores da região. A investigação apontou que o animal teria sido levado a uma terceira pessoa, que, por sua vez, o abandonou, situação que também está sendo apurada.
A Polícia Civil informou que todos os envolvidos podem responder por maus-tratos a animais. Atualmente, Negão está sob os cuidados de uma Organização Não Governamental (ONG) de proteção animal e, em breve, será adotado por um dos moradores da rua onde vivia.
The post Secretário e servidores são exonerados após desaparecimento de cão comunitário appeared first on Agora No Vale.