
Durante o encontro, foram discutidas propostas de ações educativas, mobilizações sociais, rodas de conversa, palestras e intervenções comunitárias. Reunião de articulação das campanhas Agosto Lilás e 16 dias de ativismo
Geisa Oliveira / Ascom Semtras
Realizadas apenas no segundo semestre do ano, as campanhas “Agosto Lilás e dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” começam a ser preparadas com meses de antecedência no município de Santarém, oeste do Pará. A primeira reunião para alinhamento dos dois eventos foi realizada no último dia 24.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Organizada pelo Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, a reunião contou com a participação de diversos órgãos e entidades que compõem a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, entre eles: Delegacia Especializada de Violência contra a Mulher, Abrigo de Mulheres, Ministério Público, Procuradoria da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Subseção Santarém da Ordem dos Advogados do Brasil, organizações da sociedade civil, além de técnicos da Semtras.
Durante o encontro, foram discutidas propostas de ações educativas, mobilizações sociais, rodas de conversa, palestras e intervenções comunitárias que deverão compor a programação das duas campanhas, que têm como foco a prevenção, o enfrentamento à violência e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres.
“Nosso objetivo é garantir que essas campanhas cheguem a todos os bairros e comunidades, ampliando a informação, promovendo o acolhimento e incentivando a denúncia. A articulação entre os órgãos, a rede, é fundamental para dar efetividade às políticas públicas de proteção às mulheres”, disse a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
De acordo com Naomi Moraes, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, a reunião foi muito positiva. “Conseguimos definir grande parte das ações e as principais estratégias. Foi importante a participação de todos”, avaliou.
As campanhas Agosto Lilás e 16 dias de ativismo são marcos importantes no enfrentamento da violência contra a mulher e têm como objetivo principal sensibilizar a sociedade sobre a importância da igualdade de gênero e do respeito aos direitos humanos.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região