PF Nega Investigação Contra Frei Chico, irmão de Lula, em Operação Sobre Fraudes no INSS

Siga @radiopiranhas

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou que José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, não é investigado na operação que apura fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A declaração foi dada durante entrevista ao canal ICL Notícias e reforçada em nota divulgada após a deflagração da operação “Sem Desconto”, realizada na quarta-feira, 23.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), uma das entidades listadas entre os alvos de auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) e de medidas cautelares. O sindicato recebeu aproximadamente R$ 77 milhões em contribuições de associados apenas em 2024 e está entre os que serão responsabilizados criminalmente pelas irregularidades.

Apesar disso, a PF deixou claro que nem o sindicato, nem seus dirigentes foram alvo direto da operação. “O sindicato não foi alvo de busca e apreensão, tampouco seus dirigentes”, declarou Rodrigues. Ao ser questionado diretamente sobre a posição de Frei Chico, o diretor-geral foi enfático: “Frei Chico não é foco da operação.”

Segundo as investigações, ao menos 11 sindicatos estão envolvidos em um esquema de cobrança de taxas sem autorização dos beneficiários, uso de documentos falsificados e práticas irregulares que levaram a um desvio estimado em R$ 6,3 bilhões. A operação teve como foco a apreensão de celulares, computadores e documentos nas sedes de entidades sindicais suspeitas.

O Sindnapi foi suspenso pela CGU como medida preventiva, mas a Polícia Federal destaca que há uma diferença entre a suspensão administrativa e o envolvimento criminal direto de seus representantes.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.