

Maré alta chamou atenção de quem passou pelas ruas de Itajaí nesta segunda-feira – Foto: Almir Rodrigues/ND
Na tarde desta segunda-feira (28), quem passou pela área próxima ao ferry boat de Itajaí, no Litoral Norte, tomou um susto: as ruas próximas ao Rio Itajaí-Açu estavam debaixo d’água.
A maré alta foi registrada em vias como a rua Samuel Heusi, rua Lauro Müller e avenida Prefeito Paulo Bauer. A assessoria do ferry boat que faz a travessia entre Itajaí e Navegantes informou que os serviços seguem sem alterações.
Fenômeno foi flagrado em ruas da cidade. – Vídeo: Almir Rodrigues/ND
Maré meteorológica
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso que tratava sobre agitação marítima para esta segunda. De acordo com o órgão, ventos de quadrante sul continuam mantendo o mar agitado em toda a costa catarinense pelo menos até às 18h desta terça-feira (29).
Ao ND Mais, o meteorologista Marinho Stringari Filho disse que os alagamentos são causados pelo fenômeno conhecido como maré meteorológica, que ocorre durante a passagem de frentes frias ou tempestades em alto-mar.
Meteorologista explica o que causou fenômeno. – Vídeo: Almir Rodrigues/ND
“Caracteriza-se pelo aumento repentino do nível do mar, causado pela combinação de ventos fortes e maré astronômica. Essa combinação resulta em uma elevação significativa da superfície do mar, podendo causar inundações e danos graves às áreas costeiras”, disse.
A maré astronômica, citada pelo profissional, é a subida e descida periódica do nível do mar, causada principalmente pela atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra.
Recomendações durante a maré alta
- Evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar;
- Evite também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
- Em caso de intensificação dos ventos, busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.