FOTOS: Apagão em Portugal faz aviões ‘desaparecerem’ do radar; veja antes e depois

Apagão em Portugal fez voos do Aeroporto de Lisboa serem cancelados e congestionou os terminais – Foto: AP/ND

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, sofre com congestionamentos na tarde desta segunda-feira (28), horário local, após centenas de voos serem cancelados e vários outros serem desviados para outros aeroportos devido ao blecaute que atingiu o país.

A plataforma Flightradar24, que monitora voos no mundo inteiro, mostram como o apagão em Portugal impactou o tráfego de aviões no país.

Apagão em Portugal gerou ‘caos’ no sistema aéreo

Segundo a página da ANA Aeroportos, empresa responsável pela gestão aeroportuária do país, centenas de voos, entre partidas e chegadas, foram cancelados aeroporto de Lisboa. Ainda, outras viagens foram desviadas para outros aeroportos.

A polícia de Lisboa reforçou o efetivo no aeroporto, já que vários passageiros ficaram presos nos terminais. O terminal 2, onde operam as companhias aéreas de baixo custo, foi bloqueado. O apagão também fez o metrô ser evacuado, deixando pessoas presas nos vagões.

Na plataforma Flightradar24, por volta das 18h30 do horário português (14h30 no Brasil), havia menos de 20 aviões sobrevoado o espaço aéreo do país. No mesmo horário, em 21 de abril (uma semana atrás), a quantidade de aeronaves era mais que o triplo, sobre especialmente as cidades de Lisboa e do Porto.

Voos momentos antes do apagão em Portugal - Flightradar24/Reprodução/ND

1
3

Voos momentos antes do apagão em Portugal – Flightradar24/Reprodução/ND

Voos momentos depois do apagão em Portugal - Flightradar24/Reprodução/ND

2
3

Voos momentos depois do apagão em Portugal – Flightradar24/Reprodução/ND

Voos na tarde (horário de Portugal) de 21 de abril, uma semana antes do apagão - Flightradar24/Reprodução/ND

3
3

Voos na tarde (horário de Portugal) de 21 de abril, uma semana antes do apagão – Flightradar24/Reprodução/ND

O que causou o apagão em Portugal?

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou que “não há indícios de qualquer ciberataque”. Segundo a REN (Redes Energéticas Nacionais), agência portuguesa de energia elétrica, o blecaute foi causado por uma falha na rede elétrica da Espanha, devido a um “fenômeno atmosférico raro” conhecido como “vibração atmosférica induzida por Ging”.

Em comunicado, a REN destacou que, “devido a variações extremas de temperatura no interior da Espanha, ocorreram oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kV), um fenômeno conhecido como vibração atmosférica induzida por Ging. Essas oscilações causaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, resultando em perturbações sucessivas em toda a rede elétrica interligada da Europa”.

Perda de potência na rede elétrica durante o apagão na Europa - Foto: Reprodução/ND

Perda de potência na rede elétrica durante o apagão em Portugal e outras partes da Europa – Foto: Reprodução/ND

O fenômeno é causado quando variações extremas de temperatura criam oscilações nas linhas de alta tensão. Essa mudança abrupta pode acabar por desestabilizar os sistemas elétricos, causando falhas de sincronização e perturbações nas redes de energia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.