O Lemme Lab – grupo de pesquisa vinculado ao curso de Design, ao Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design) e ao Programa de Pós Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – participou como co-organizadora de um hackathon internacional nas dependências da Academy of Art University, em São Francisco, Califórnia. Cerca de 20 estudantes, divididos em quatro equipes, se dedicaram a desenvolver propostas criativas e tecnológicas em um curto espaço de tempo, com o uso de inteligência artificial, com foco em soluções para preservação da Floresta Amazônica. O evento foi promovido em 16 e 17 de abril.
Durante o hackathon, o time do Lemme Lab — composto pelos pesquisadores Melise Peruchini, Gustavo Modena e Gabriel Albrecht — mentorou e acompanhou através de observação participante o processo criativo dos estudantes, trazendo dados atualizados sobre a realidade da Amazônia, contextualização sociopolítica e provocações estratégicas para guiar o processo em relação ao uso de inteligência artificial generativa.
Entre as propostas apresentadas, o destaque foi a solução “Lara”, um jogo no qual usuários plantam árvores em um ambiente virtual e, em troca, geram doações reais para ações de reflorestamento. A proposta foi selecionada por um júri de especialistas composto por profissionais de São Francisco e pelo professor da UFSC e coordenador do projeto, Júlio Monteiro, do Departamento de Expressão Gráfica. Os estudantes que criaram o “Lara” foram premiados pela Academy of Art.