
72ª edição da Festa de São Jorge tem como tema “Peregrinos da Esperança”. Capital contou procissão e cavalgada. Procissão de São Jorge, em Porto Alegre
André Ávila/ Agencia RBS
Porto Alegre foi palco de uma celebração de fé e devoção neste domingo (27), onde mais de 20 mil pessoas se reuniram para homenagear São Jorge e Ogum. As festividades começaram na quarta-feira (23) e culminaram em uma procissão pelas ruas do bairro Partenon, na Zona Leste da Capital.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Esta é a 72ª Festa de São Jorge em Porto Alegre e carrega o tema “Peregrinos da Esperança”.
Desde cedo, uma multidão aguardava com expectativa na rua. Quando a imagem de São Jorge desceu as escadarias da igreja, os fiéis foram tomados por emoção.
“É o caminho que ele (São Jorge) abre, é a esperança de todos nós. Ele protege a nossa família”, disse Goreti Soares.
Procissão de São Jorge, em Porto Alegre
Reprodução/ RBS TV
Ogum é São Jorge? Especialistas falam da relação entre as divindades
Cavalgada de São Jorge
Além da procissão, uma outra homenagem acontece há mais de 30 anos na Zona Sul da Capital: a tradicional Cavalgada de São Jorge.
“São Jorge é um dos orixás mais venerados no mundo inteiro e, para nós da umbanda branca sagrada, ele representa o guardião da paz”, explica Maria Correa dos Santos, mais conhecida como Mestra Tala.
Cerca de três mil pessoas participaram da cavalgada.
Cavalgada de São Jorge, em Porto Alegre
Reprodução/ RBS TV
O trajeto de 13 quilômetros partiu do bairro Belém Novo até o Lami, no extremo-sul da capital.
O percurso foi concluído no Templo Universal da Paz Pai Francisco de Luanda-Tala, onde os cavaleiros receberam bênçãos. Este local é um terreiro umbandista que integra diversas crenças, incluindo budismo, catolicismo, espiritismo e hinduísmo.
Porto Alegre tem programação para celebração do Dia de São Jorge
VÍDEOS: Tudo sobre o RS