Siga @radiopiranhas
Delegação brasileira leva políticos, ministro do STF e até tesoureira do PT à despedida do pontífice
A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o funeral do papa Francisco, realizado neste sábado, 26, é maior do que as delegações dos presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Javier Milei, da Argentina.
Destes, o Brasil foi o único país a enviar um representante da Suprema Corte para a cerimônia. A delegação dos Estados Unidos é composta por Donald Trump, sua mulher, Melania, dez deputados e cinco senadores. A comitiva chegou a ser classificada pelo jornal The New York Times como “numerosa”.
+ Cardeal fecha o caixão do papa
Já a comitiva da Argentina, país natal do papa Francisco, inclui o presidente Javier Milei, a secretária-geral Karina Milei, o chefe de Gabinete Guillermo Francos, o porta-voz Manuel Adorni e os ministros Gerardo Werthein (Relações Exteriores), Sandra Pettovello (Capital Humano) e Patricia Bullrich (Segurança Nacional), que confirmou presença de última hora.
O papa Francisco foi sepultado neste sábado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Cerca de 50 chefes de Estado participaram da missa de despedida do pontífice.
Quem está na comitiva de Lula?
A comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o funeral e sepultamento do papa Francisco reuniu ao menos 21 pessoas, entre ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal (STF), deputados, senadores e até uma tesoureira do Partido dos Trabalhadores (PT).
A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também esteve presente na cerimônia. No entanto, ela não faz parte da comitiva oficial de Lula.
Confira, abaixo, a lista completa:
- Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil;
- Janja Lula da Silva, primeira-dama;
- Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF;
- Embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
- Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública;
- Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
- Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e Cidadania;
- Senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal;
- Deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), Presidente da Câmara dos Deputados;
- Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
- Senadora Leila Barros (PDT-DF);
- Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
- Deputado federal Luis Tibé (Avante-MG);
- Deputado federal Odair Cunha (PT-MG);
- Deputado federal Padre João (PT-MG);
- Deputado federal Reimont (PT-RJ);
- Deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE);
- Deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
- Deputado federal Professora Goreth (PDT-AP);
- Embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República;
- Gleide Andrade, tesoureira nacional do PT.
A expectativa é que Lula e sua comitiva retornem a Brasília ainda no mesmo dia, depois da cerimônia oficial. Esta será a segunda vez que ele participa do funeral de um pontífice. Em 2005, durante seu primeiro mandato, o petista esteve no Vaticano para a despedida de João Paulo II.
Vaticano prepara transição depois da morte de Francisco
O papa Francisco morreu na segunda-feira 21, aos 88 anos. De acordo com o Vaticano, ele sofreu um acidente vascular cerebral, seguido de insuficiência cardíaca. O corpo do pontífice vai ser selado em uma cerimônia privada na noite desta sexta-feira, 25. Oito cardeais devem conduzir o ritual.
A Igreja ainda não confirmou a data de início do conclave, mas é improvável que a escolha do novo papa comece antes de 9 de maio. Enquanto isso, os cardeais que já estão em Roma continuam reunidos quase todos os dias para definir os detalhes logísticos da sucessão.
Crédito Revista Oeste
source
Fonte:
Paulo Figueiredo