Funcionários públicos são investigados por venda fraudulenta de terrenos no PA; prejuízos somam mais R$ 1 milhão


De acordo com a Polícia Civil (PC), servidores da Secretaria de Tributação do Itaituba foram surpreendidos com a chegada dos agentes. Investigações realizadas nos últimos meses apontaram a participação de funcionários no esquema. A polícia confirmou que dois deles já foram afastados das funções. Polícia investiga servidores que usavam cargos para vender terrenos no Pará
A Polícia Civil (PC) investiga um esquema de fraude que pode ter causado prejuízos de mais de R$ 1 milhão em Itaituba, no sudeste do Pará. Funcionários do município são suspeitos de participar das ações criminosas.
Os agentes realizaram uma operação sobre este caso nesta sexta-feira (25). Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e vários itens foram recolhidos.
De acordo com a PC, servidores da Secretaria de Tributação do Itaituba foram surpreendidos com a chegada dos agentes. Investigações realizadas nos últimos meses apontaram a participação de funcionários no esquema. A polícia confirmou que dois deles já foram afastados das funções.
Cnetro Administrativo de Itaituba.
Reprodução / TV Liberal
Como o esquema funcionava
Segundo a Polícia Civil (PC), os dois fiscais de tributos identificavam imóveis e terrenos de pessoas mortas, fraudavam documentos e faziam a inserção dos dados no sistema oficial do município.
As investigações apontaram ainda que eles transferiram propriedades para os próprios nomes ou de pessoas próximas. Assim, os suspeitos conseguiam vender os imóveis que nunca foram deles ou usar como garantia em empréstimos bancários.
A polícia já identificou a venda de pelo menos quatro terrenos, que depois foram requeridos pelos herdeiros reais, o que deixou as vítimas da fraude no prejuízo.
✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Além dos mandados de busca a apreensão e afastamento cautelar dos servidores, a Justiça determinou o bloqueio dos bens dos investigados.
A investigações continuam. De acordo com a PC, nesta fase já foi possível descartar a participação de gestores municipais no esquema.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.