SC envia plaquetas ao RS para ajudar em transfusões durante temporais

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), unidade do Governo do Estado, enviou esta semana um quantitativo de plaquetas para auxiliar o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), que sofre com fortes chuvas, provocando mortes e destruição.

Segundo a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, a ação aconteceu depois do pedido da diretora do Hemorgs, Kátia Brodt. Foram enviadas 47 unidades de concentrado de plaquetas randômicas e duas unidades de pool de plaquetas.

“A nossa hemorrede pública de Santa Catarina está apoiando o Rio Grande do Sul. Este componente do sangue vai ajudar nas ações de saúde, sem comprometer o atendimento aos pacientes catarinenses que precisam deste insumo. Nosso agradecimento aos doadores de Santa Catarina, que também estão fazendo parte desta corrente de solidariedade ao Rio Grande do Sul”, destacou a secretária da Saúde, Carmen Zanotto.

As plaquetas serão utilizadas em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com rastreabilidade coordenada pelo Hemorgs. Novos envios serão feitos conforme necessário, com o Hemosc, sob gestão da Fahece, mantendo contato frequente com o Hemorgs para acompanhar a demanda.

A solidariedade é o ato do doador de sangue. Nos cabe, enquanto estado, fazermos o mesmo com nossos vizinhos gaúchos. Além do desastre material e da perda de vidas que causam comoção e a nossa solidariedade, o momento climático leva a uma queda de doações, o que compromete o estoque”, afirma Patrícia.

O que são plaquetas?

As plaquetas são pequenos fragmentos celulares encontrados no sangue. Originadas na medula óssea, elas desempenham um papel crucial na coagulação sanguínea, reduzindo o risco de hemorragias. Quando ocorre uma lesão nos vasos sanguíneos, as plaquetas trabalham para interromper o sangramento e auxiliam no processo de cicatrização.

A transfusão de plaquetas é indicada em casos como tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, cirurgias cardíacas, dentre outras situações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.