Na DoorDash, a próxima entrega pode ser a compra da Deliveroo

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Depois de engatar uma recuperação em 2024, a DoorDash, empresa americana de delivery, parece ter encontrado um percurso mais favorável para as suas operações. E esse trajeto, ao que tudo indica, pode ter como um de seus destinos os M&As. Inclusive, fora dos Estados Unidos.

A britânica Deliveroo informou nesta sexta-feira, 25 de abril, que recebeu uma proposta indicativa de aquisição da DoorDash. No acordo, a companhia se dispõe a pagar 180 pences por ação, o que resultaria numa transação de £ 2,7 bilhões (US$ 3,6 bilhões).

No comunicado, a Deliveroo confirma que recebeu a proposta em 5 de abril. E que, após analisar cuidadosamente os termos, seu conselho de administração decidiu iniciar as discussões com a DoorDash e concedeu à empresa acesso à due diligence.

Ainda no anúncio, feito com o consentimento da DoorDash, a companhia informou que, agora, a companhia americana precisará apresentar uma oferta firme pela companhia até às 17 horas de 23 de maio.

Ao seguir por esse roteiro, a DoorDash reforça a indicação de uma concorrência cada vez mais acirrada no setor. Em particular, no Velho Continente, que, em fevereiro deste ano, foi palco de outra aquisição no mercado de delivery.

O acordo foi encampado pelo grupo Prosus, controlador do iFood. A companhia anunciou a compra da holandesa Just Eat Takeaway, em um acordo de € 4,1 bilhões. E, com a transação, criou a quarta maior empresa de delivery do mundo, atrás da chinesa Meituan, da própria DoorDash e do Uber Eats.

Nesse mapa, a DoorDash tem atuação em mais de 25 países. E, com a aquisição da Deliveroo, reforçaria sua presença justamente na Europa, região onde a companhia já investiu em outra aquisição, em 2021, com a compra da finlandesa Wolt Enterprises, em um acordo de US$ 8 bilhões.

Caso a negociação se concretize, a DoorDash vai incorporar ao seu “menu” uma operação fundada em 2013 e que abriga 163 mil restaurantes parceiros e 135 mil entregadores. E que registrou 296 milhões de pedidos em 2024.

À parte desses números, a Deliveroo, que tem a Amazon entre seus acionistas, tem sido uma parada indigesta para os investidores desde que abriu capital na Bolsa de Londres, em março de 2021. O grande impacto para a empresa veio após a pandemia, com a estagnação dos pedidos via delivery.

Na tradução desses efeitos no mercado de capitais, as ações da companhia recuaram quase 50% desde o IPO. E, do valor de mercado de £ 7,6 bilhões na época da oferta pública inicial de ações, a empresa está avaliada atualmente em £ 2,1 bilhões.

Em março, a Deliveroo deixou de operar em Hong Kong e vendeu parte de seus ativos para a Foodpanda. Hoje, além da Inglaterra, a companhia tem presença em outros oito mercados.

Apesar desse contexto, no fim de 2024, a empresa entregou uma boa notícia aos investidores, ao registrar o primeiro lucro anual da sua história, de £ 3 milhões, contra um prejuízo de £ 32 milhões apurado em 2023.

Na mesma toada, a DoorDash reportou um lucro líquido de US$ 123 milhões em 2024, revertendo a perda de US$ 558 milhões registrada um ano antes. No período, a companhia apurou uma receita de US$ 10,7 bilhões, o que representou um salto, em base anual, de 24%.

As ações da DoorDash eram negociadas com alta de 0,32% na Nasdaq por volta das 15h45 (horário local), dando à empresa um valor de mercado de US$ 78,9 bilhões. Já os papéis da Deliveroo fecharam o pregão em Londres com uma valorização de 4,71%.

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Neofeed

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