Lula presta homenagem ao papa Francisco no Vaticano e participa de comitiva oficial para funeral

Siga @radiopiranhas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (25), de uma cerimônia de despedida ao papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Francisco faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral, seguido de coma e colapso cardiovascular irreversível.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Rousseff, e dos presidentes dos Três Poderes: Luís Roberto Barroso (STF), Davi Alcolumbre (Senado) e Hugo Motta (Câmara dos Deputados). Também integravam a comitiva ministros de Estado e parlamentares.

Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula exaltou o legado do pontífice:

“Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós.”

O presidente decretou luto oficial de sete dias no Brasil, em reconhecimento à contribuição do papa Francisco na luta pela paz mundial, no combate à intolerância, à desigualdade social e na propagação da mensagem cristã de amor e solidariedade.

“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”, declarou o presidente.

Ritos finais no Vaticano

Esta sexta-feira marcou o último dia de velório aberto ao público. Mais de 128 mil pessoas passaram pela Basílica de São Pedro para prestar suas homenagens nos três dias de despedida.

Às 20h (horário local; 15h em Brasília), será realizado o rito de fechamento do caixão, com a presença de cardeais e autoridades da Santa Sé. O funeral oficial e a missa de corpo presente estão marcados para este sábado (26), às 10h (5h em Brasília).

Após a missa, o corpo será levado à Basílica de Santa Maria Maior, fora dos muros do Vaticano, para ser sepultado — atendendo a um pedido pessoal de Francisco, que tinha o hábito de rezar no santuário mariano antes e depois de cada viagem papal.

Conclave à vista

Com o falecimento do pontífice, o Vaticano inicia a tradicional fase de nove dias de luto (Novemdiales), com orações pela alma do papa. Ao final deste período, começará o conclave, processo reservado aos cardeais para a eleição do novo líder da Igreja Católica.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.