A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das apoiadoras do Solar World Congress 2025 (SWC), congresso oficial da International Solar Energy Society (ISES), realizado a cada dois anos desde 1970 e que, neste ano, será sediado em Fortaleza (CE), entre 4 e 7 de novembro. Organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar (Abens), o SWC é o principal evento mundial de divulgação científica e tecnológica na área de tecnologias de conversão de energia solar, incluindo outras fontes de energia renováveis.
O congresso reúne professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos, representantes de empresas e outros profissionais da área, e contará com contribuições científicas e tecnológicas, palestras de especialistas internacionais, mesas redondas sobre temas atuais, exposição, visitas técnicas, eventos paralelos sobre temas relacionados e programação cultural.
A UFSC participa da organização do evento por meio da Abens, que é presidida pela pesquisadora Marília Braga, doutora na área de energia solar fotovoltaica pela Universidade e integrante do Laboratório Fotovoltaica-UFSC. Também integram a associação, o coordenador do laboratório, professor Ricardo Rüther, e a pesquisadora Aline Kirsten.
Congresso abrirá discussões pré-COP30
Segundo os organizadores, o SWC 2025 acontecerá em um momento crucial para as discussões globais sobre o avanço das energias renováveis, já que a COP30 acontecerá, em Belém (PA), poucos dias após o encerramento do congresso. “O SWC 2025 será de grande importância como plataforma para apresentar as últimas pesquisas e desenvolvimentos em energia solar e renovável, políticas que impulsionam a transformação das energias renováveis e muito mais, preparando o cenário para a COP30”, afirmam em seu site.
Para mais informações sobre submissões de trabalhos e inscrições, acesse o site do SWC 2025.