Siga @radiopiranhas

Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “indignado” com o visto parlamentar emitido pelos Estados Unidos que a classificou como do gênero masculino, e que pretende ir para cima do governo norte-americano em resposta ao episódio.
Trans, Hilton já havia recebido em 2023 um visto americano com identificação de gênero feminino. No novo documento, emitido recentemente para fins parlamentares, consta a marcação do sexo masculino — o que, segundo Hilton, representa uma “violação de direitos” e um “desrespeito ao registro civil brasileiro”.
“O que aconteceu com você, Erika, na minha opinião, é abominável”, disse Lula nesta quinta-feira (24), durante evento no Palácio do Planalto. O presidente afirmou que espera uma reação institucional do Congresso Nacional diante da “ingerência da embaixada americana” e defendeu que o Brasil, e não autoridades estrangeiras, é quem deve reconhecer a identidade de seus cidadãos.


Segundo Erika, o presidente “não está apenas solidário, mas indignado” e teria prometido acionar o Itamaraty e pressionar por uma resposta oficial.
Antes do encontro com o presidente, Erika Hilton também esteve com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, mas classificou a reunião como frustrante. “Não houve uma resposta. Foi aquém do esperado. Esperava uma indignação acompanhada de ação”, afirmou.
Lula, por sua vez, disse ter solicitado ao Itamaraty um posicionamento formal e relatou que foi informado de que a embaixada dos EUA deve emitir um novo visto corrigido. “Maravilha, não quero briga com os Estados Unidos. O que não pode é sermos tratados como uma ‘república das bananas’”, externou a congressista.
source
Fonte : Conexão Politica