Nova tecnologia permite baixar um filme 4K em menos de 20 segundos e impulsiona projetos de urbanismo digital
Enquanto mais de 20 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet em casa, a China saiu na frente e lançou a primeira rede de banda larga 10G do mundo. Com velocidade de até 10 gigabytes por segundo, a novidade representa um salto tecnológico que pode impactar diversas áreas da sociedade.
10G não é o dobro do 5G: entenda a diferença
É importante diferenciar as tecnologias: o chamado 10G não tem relação direta com o 5G usado em redes móveis. O termo se refere à capacidade de download da internet fixa, não à geração da tecnologia. Na prática, com essa conexão, um filme 4K de 20GB pode ser baixado em menos de 20 segundos — tarefa que hoje levaria cerca de 8 minutos com as velocidades tradicionais.
Mais do que entretenimento: 10G impulsiona cidades inteligentes
A altíssima velocidade da rede 10G abre novas possibilidades em áreas como telemedicina, direção autônoma, realidade aumentada e gerenciamento urbano. Um dos projetos-piloto mais ambiciosos é na cidade de Xiong’an, que deve se tornar um modelo de cidade inteligente com o apoio da tecnologia: carros autônomos, inteligência artificial integrada e serviços públicos digitalizados fazem parte da proposta.
Apesar da infraestrutura avançada, Xiong’an ainda enfrenta o desafio de atrair moradores. A cidade, idealizada como vitrine de inovação tecnológica, é atualmente descrita por alguns como uma “cidade fantasma”, devido à baixa ocupação.
A aposta chinesa mostra o quanto a conectividade pode moldar o futuro das grandes cidades — e evidencia a distância que muitos países ainda precisam percorrer para alcançar esse nível de desenvolvimento digital.
The post China estreia internet fixa 10G e acelera corrida por cidades inteligentes appeared first on Agora No Vale.