Siga @radiopiranhas
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), internado na UTI do Hospital DF Star desde o dia 11 de abril, apresentou piora em seu quadro clínico nas últimas 24 horas. De acordo com boletim médico divulgado nesta quinta-feira (24), ele teve elevação da pressão arterial e alterações nos exames laboratoriais hepáticos. Ainda nesta manhã, Bolsonaro será submetido a novos exames de imagem. Ele segue em jejum, recebendo nutrição por via parenteral, sem previsão de alta.
O agravamento do quadro ocorre menos de 24 horas após a visita de uma oficial de justiça enviada por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para intimá-lo no processo que o acusa de tentativa de golpe de Estado. Segundo aliados, a visita causou estresse e teria contribuído para o desequilíbrio clínico do ex-presidente.
De acordo com o boletim:
“Apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos. (…) Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”
Bolsonaro está hospitalizado desde que passou mal durante um evento no Rio Grande do Norte. Foi transferido para Brasília, onde passou por uma cirurgia extensa para desobstrução intestinal. Desde então, permanece em estado delicado, sendo monitorado diariamente.
O STF usou como justificativa para enviar a oficial de justiça ao hospital o fato de Bolsonaro ter feito uma live no dia anterior. Segundo o tribunal, isso “demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado”, ignorando o contexto médico e a internação em UTI.
A decisão do STF de intimar pessoalmente Bolsonaro em meio a um pós-operatório delicado provocou forte reação de seus aliados, que classificaram o ato como insensível e politicamente carregado. A Corte, por sua vez, manteve a linha técnica: todos os réus do chamado “núcleo 1”, acusados de participação em tentativa de golpe, foram intimados entre os dias 11 e 15 de abril. A live de Bolsonaro, na visão do STF, invalidou qualquer alegação de impedimento físico para recebimento da citação.
Leia a íntegra do boletim
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos. Será submetido hoje a novos exames de imagem.
Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”

source
Fonte : Hora Brasilia