Um meteoro do tipo superbólido cruzou o céu do Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira (23), por volta das 19h01min, deixando um rastro de luz impressionante que durou cerca de oito segundos. O fenômeno foi registrado por câmeras do Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara, no Vale do Paranhana.
De acordo com informações do observatório, eventos semelhantes já haviam sido registrados em 2020 e 2022, mas o brilho e a intensidade deste foram superiores. Há possibilidade de que fragmentos do meteoro tenham atingido o solo, mas até o momento não foram localizados. A origem do corpo celeste ainda é desconhecida.
O que é um meteoro superbólido?
Meteoros são classificados conforme sua luminosidade. As chamadas bolas de fogo (fireballs) são esferas brilhantes com magnitude aparente maior que -4. Já os bólidos são ainda mais intensos, deixam um rastro ionizado no céu e explodem rapidamente.
Os superbólidos pertencem a uma subclassificação dos bólidos e apresentam magnitude igual ou superior a -17, sendo extremamente brilhantes e visíveis a grandes distâncias. O fenômeno é raro e costuma chamar atenção por sua intensidade e beleza.
The post Meteoro cruza o céu do RS e fragmentos podem ter atingido o solo appeared first on Agora No Vale.