Musk diz que vai reduzir participação no DOGE a partir de maio: “Trabalho quase concluído”

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O empresário Elon Musk disse durante teleconferência da Tesla nesta terça-feira (22) que deve reduzir significativamente seu envolvimento com o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) a partir de maio, por considerar que o trabalho realizado até agora está “quase concluído”. A declaração foi feita durante a divulgação dos resultados financeiros da montadora.

“A partir do próximo mês, em maio, meu tempo dedicado ao DOGE diminuirá significativamente”, afirmou Musk, ao comentar sobre sua atuação no departamento que integra o governo do presidente Donald Trump. O empresário, no entanto, garantiu que continuará colaborando com a equipe do DOGE até o fim do atual mandato presidencial para “assegurar que o combate ao desperdício e à corrupção não seja revertido”.

“Vou continuar trabalhando com a equipe do DOGE pelo restante do mandato do presidente Donald Trump para garantir que o desperdício e a fraude não voltem com força total”, disse.

Apesar da redução no tempo dedicado ao setor público, Musk afirmou que ainda pretende reservar parte da semana para tratar de assuntos governamentais.

“Vou continuar dedicando um ou dois dias por semana a questões do governo, enquanto o presidente quiser minha colaboração”, declarou.

Durante a mesma conferência, Musk também se manifestou sobre a nova política tarifária adotada por Trump no início de abril. Ao ser questionado sobre o impacto das tarifas no setor automotivo, ele deixou claro que a decisão cabe exclusivamente ao presidente.

“A decisão sobre tarifas cabe inteiramente ao presidente dos Estados Unidos”, declarou. “Já me manifestei várias vezes dizendo que tarifas mais baixas são uma boa ideia para a prosperidade. Vou continuar defendendo tarifas mais baixas. Isso é tudo o que posso fazer.”

Em 3 de abril, Trump anunciou tarifas sobre importações de automóveis e prometeu ampliar a taxação para peças nos próximos meses. A Tesla, no entanto, é menos afetada pela medida do que outras montadoras, pois fabrica seus veículos vendidos nos EUA em território americano. Ainda assim, a empresa importa componentes utilizados na montagem de seus modelos, o que a mantém atenta aos desdobramentos das tarifas sobre peças.

Desde o início de sua colaboração com o DOGE, Musk tem atuado para simplificar processos e eliminar gastos desnecessários e ideológicos no governo federal.

Crédito Gazeta do Povo

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Fonte:
Paulo Figueiredo

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