Estado planeja área de escape para evitar novas tragédias em Imigrante

Uma área de escape para a contenção de veículos pesados deverá ser instalada na descida da Linha Berlim, no km 10 da VRS-863 — trecho conhecido pela alta incidência de acidentes —, conforme sinalizou o governo do Estado após o grave acidente com um ônibus universitário ocorrido em 4 de abril.

O veículo despencou por uma ribanceira, deixando sete mortos, e elevou para 14 o número de óbitos registrados nesse mesmo trecho ao longo de cerca de 20 anos. Dias depois, um caminhão carregado com brita acabou perdendo freios e colidindo em um carro estacionado.

Em reunião recente entre representantes do município e equipes técnicas estaduais, foi apresentada a possibilidade de implantação da caixa de contenção metros antes do local da queda. O projeto, porém, ainda carece de desapropriações e tramitações burocráticas junto aos proprietários da área, sem previsão de prazos para início das obras.

O trecho passará a integrar o programa Reconstrói, por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), garantindo recursos para contenções adicionais e monitoramento de encostas, com o objetivo de reduzir riscos de novos deslizamentos e proteger usuários da rodovia.

As àreas de escape ou fuga são espaços de contenção estrategicamente posicionados ao longo de rodovias, especialmente em trechos de serra ou com declives acentuados. Elas funcionam como “caixas de brita”, onde o caminhão pode reduzir sua velocidade de forma segura e eficaz, mesmo quando há falha no sistema de frenagem.

Esses dispositivos de segurança surgiram nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 e foram implementados no Brasil no início dos anos 2000.

No Brasil, as áreas de fuga são compostas por brita, cascalho e pedregulhos, materiais leves e de baixo custo, que criam atrito suficiente para parar o veículo sem causar grandes danos.

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