‘Costuraram a minha artéria no meu ureter’: vítima de violência obstétrica diz que médica postou seu vídeo como ‘exemplo’ de parto humanizado


Anna Beatriz Herief teve o registro profissional suspenso pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. Ela nega as acusações. ‘Costuraram a minha artéria no meu ureter’, conta vítima de violência em parto
O Fantástico deste domingo (20) mostrou histórias de violência em partos realizados pela médica influencer Anna Beatriz Herief. A obstetra teve o registro profissional suspenso pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. Ela nega as acusações.
Em um dos relatos, a nutricionista Roberta Rodrigues Mendes contou que precisou passar por uma cesariana de emergência. Durante o procedimento, uma artéria foi costurada ao ureter — estrutura que liga o rim à bexiga (veja no vídeo acima).
‘As imagens são surreais’: médica denunciada por violência obstétrica cortou a bexiga da paciente achando ser o útero, diz perito
Depois de sair do hospital, as dores que ela sentia continuaram e ainda pioraram: “Parece que a minha costela está quebrada, eu tinha dificuldade para respirar”, contou.
Poucos dias depois, de volta ao hospital, uma tomografia revelou o que aconteceu durante a cirurgia. “Costuraram a minha artéria no meu ureter, né? Ureter é onde liga o rim à bexiga. Então, ali foi costurado. Eu sinto dores e são coisas que vou carregar pra sempre”, diz a vítima.
A defesa de Roberta contratou um perito médico, o obstetra Ivo Costa Júnior. Ele diz no parecer que a cesariana dela foi marcada por demora, duração atípica, significativa perda sanguínea, erro cirúrgico com lesão do ureter, falta de comunicação e indícios de negligência, imprudência e imperícia por parte da equipe médica.
“E depois disso, essa mesma médica [Anna Beatriz], pegou o vídeo do meu parto e postou nas redes sociais com a legenda ‘humanização é isso’, conta Roberta.
A médica diz que o que aconteceu está dentro dos riscos do parto.
Mulheres relatam histórias de violência em partos realizados por médica influencer
Reprodução/Fantástico
Consequências das denúncias
No ano passado, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro suspendeu a médica por seis meses. A interdição foi renovada na última terça-feira por mais seis meses, enquanto o processo de cassação do registro continua.
A advogada Roberta Milanez, que defende as vítimas, diz que quer a reparação por danos morais e materiais.
A defesa da médica negou as acusações. “Não há que se falar em nenhum aspecto de negligência e imprudência em perícia que possa eventualmente configurar qualquer descuido por parte da doutora em relação aos partos que ela conduziu profissionalmente”, afirma Matheus Chiocheta, advogado da dra. Beatriz
A Federação Nacional das Associações de Ginecologia e Obstetrícia enfatiza que o parto normal é o mais seguro e o mais recomendado na grande maioria dos casos.
VEJA A ÍNTEGRA
Mulheres relatam histórias de violência em partos realizados por médica influencer: ‘Custou a vida do meu filho’
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.