

Itajaí quer quebrar recorde de leitura e entrar no Guinness Book – Foto: PMI/Divulgação
O Município de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, quer colocar a cidade no Guinness Book no Dia Mundial da Leitura, que é na próxima quarta-feira (23), com a maior quantidade de pessoas lendo ao mesmo tempo.
A iniciativa de quebrar o recorde é da Biblioteca Pública. Durante um período de 35 minutos, as escolas públicas e privadas da cidade farão uma pausa para que alunos e professores leiam simultaneamente.
Além das escolas, a biblioteca, a Prefeitura de Itajaí e outros órgãos públicos também participarão da iniciativa. Os moradores poderão se reunir na Praça da Bíblia, no bairro São João, para participarem da ação.

Ação será documentada para pleitear recorde no Guinness Book – Foto: PMI/Divulgação
Ação será documentada para pleitear recorde no Guinness Book
A parada para leitura será cronometrada e documentada em todos os pontos de concentração das 16h às 16h35. Para oficializar a tentativa e pleitear o recorde no Guinness Book, a quantidade e nome dos livros lidos será registrada em um protocolo distribuído entre os participantes.
A pausa para leitura também será registrada em vídeos e fotos. A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas participem da ação.

Estudantes e moradores poderão participar e ajudar cidade a bater recorde – Foto: Pixabay/Divulgação/ND
“Vivemos uma era tecnológica em que o livro está sendo esquecido, e a leitura se torna cada vez mais salutar, mais importante em uma cidade que pensa no desenvolvimento como Itajaí”, enfatizou a professora Eliana Camargo, diretora da Biblioteca Pública e das bibliotecas escolares de Itajaí.