Missa reúne e comove fiéis paraibanos

Siga @radiopiranhas

O falecimento do papa Francisco, ocorrido na madrugada de ontem, comoveu os fiéis paraibanos. Durante a noite, homens e mulheres das mais diversas idades lotaram o interior e o adro da Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, para uma missa em sufrágio pela alma do pontífice. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Manoel Delson, que aproveitou a ocasião para celebrar o legado deixado pelo Santo Padre.

“Francisco deixa marcas indeléveis na nossa Igreja, que jamais serão esquecidas, pelo seu jeito humilde, cordial, acolhedor, aberto ao diálogo e, ao mesmo tempo, firme nas suas posições em relação à doutrina da Igreja e em relação aos ensinamentos do Evangelho”, afirmou.

O arcebispo também conclamou os católicos a rezar pela paz e descanso eterno do papa. E destacou, ainda, como o pontificado de Francisco honrou a escolha de homenagear São Francisco de Assis, desde sua vida como jesuíta e cardeal, em Buenos Aires, até a chegada ao Vaticano. “Em Roma, ele tentou passar essa simplicidade, visitando os presídios, os hospitais e os doentes, preocupando-se com os pobres que vivem no centro da cidade e indo ao encontro das necessidades dos mais carentes”, relatou.

Um dos fiéis que compareceu à catedral para orar pelo pontífice foi o farmacêutico Francisco Allysson Gadelha. Ele conta que ficou impactado pela notícia do falecimento, ocorrido em meio às renovações que Sua Santidade vinha promovendo na Igreja Católica. “A gente sentiu de imediato pela morte dele, por saber que esse renovo foi interrompido. Eu espero que o próximo papa siga os seus passos na condução da Igreja e mantenha a linha de pensamento que o papa Francisco trouxe de entendimento e aplicação da doutrina, para o mundo do século 21”, comentou.

Brasil

Missas em várias partes do país também foram realizadas em memória do papa Francisco. Em uma delas, na Catedral da Sé, na capital paulista, quem celebrou a liturgia foi o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, que pregou para vários fiéis com faixas contendo frases de despedida. Já em Brasília, a cerimônia coincidiu com as comemorações dos 65 anos da capital federal e foi presidida pelo cardeal da Arquidiocese de Brasília, dom Paulo Cezar Costa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22  de abril de 2025.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.