O funeral do papa Francisco será no sábado (26), a partir das 5h, no horário de Brasília (10h no horário local), de acordo com o Vaticano. A data e outros detalhes foram decididos durante reunião de cardeais na última terça-feira (22).
Segundo o Vaticano, às 5h de sábado (no horário de Brasília) será celebrada a Santa Missa Exequial do papa Francisco, na Basílica de São Pedro, presidida cardeal Giovanni Battista. Em seguida, o caixão será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde o papa será sepultado.
Chefes de Estado como Lula, Javier Milei e Donald Trump já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao papa.
Traslado e procissão
Na terça-feira (22), o Vaticano divulgou as primeiras imagens do papa Francisco no caixão, na Casa Santa Marta, onde viveu o pontífice. Em uma das fotos, o secretário de estado, cardeal Pietro Parolin, aparece rezando ao lado de Francisco.
Conforme já anunciado, na quarta-feira (23), às 4h (horário de Brasília), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell.
O translado terá procissão que passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protótomártires Romanos, sairá pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrará na basílica, onde o cardeal carmelengo conduzirá a Liturgia da Palavra. A partir de então, os fiéis poderão prestar as últimas homenagens, até sábado.