
Presente foi entregue por Dom Mariano, em 2022. Quadro possui brasões das 7 dioceses de Mato Grosso do Sul, uma carta ao papa e um ramo de oliveira plantada nas terras recolhidas nos municípios. Líder da igreja católica morreu nesta segunda-feira (21). Dom Mariano visitou o Papa Franciso, em 2022, no Vaticano.
Vatican News/Reprodução
A morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21), trouxe à memória da comunidade católica em Mato Grosso do Sul a atenção que o pontífice dedicou ao estado. Entre elas, o reconhecimento de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira do estado, diante da igreja católica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A decisão ocorreu em 2 de junho de 2022 e gerou sentimento de agradecimento na igreja católica em Mato Grosso do Sul, conforme contou ao g1 o cerimoniário do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Luiz Antônio Rocha Amaral.
Segundo Luiz Antônio, como forma de retribuir o reconhecimento, um presente foi preparado para o papa Francisco, contendo porções de todos os municípios do estado.
“A Comunidade Redentorista pensou em dar um ícone da padroeira do estado de presente para o Papa. E nesse ícone personalizado nós fizemos um relicário com uma porção de terra de cada um dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, conta o cerimoniário.
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
Além das terras, o ícone contém uma carta de agradecimento ao pontífice e uma ramo de oliveira, que foi plantado nas terras recolhidas, conforme explica Luiz Antônio.
O presente foi entregue ao papa Francisco em 9 de setembro de 2022, durante visita de Dom Mariano, falecido em 2024, e que era bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande à época.
“Ele [o papa] se alegrou muito. Sempre quando os bispos ou qualquer pessoa, um chefe de Estado vai visitar o Papa, entrega algo do seu país, da sua região. E cada bispo levou algo”, relembra Luiz Antônio.
LEIA TAMBÉM
Morte do papa Francisco: dom Dimas expressa dor e ressalta admiração pelo pontífice
Missa em homenagem ao papa Francisco será realizada nesta segunda em Campo Grande
Morte do papa Francisco
Papa Francisco acena a fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, em foto de 21 de outubro de 2015
Alessandro Bianchi/Reuters
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: