
Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), Igreja Católica se prepara para escolher novo pontífice. O arcebispo de Salvador é um dos nomes da lista do Vaticano. Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
Jorge Jesus/ Ag. Picnews
Após a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21), a Igreja católica começa os preparativos para escolher um novo líder religioso. Segundo o Vaticano, 138 cardeais estão aptos a participar da votação. Entre eles, está Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, de 65 anos.
Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério.
O Cardeal Sérgio da Rocha não é baiano, foi nomeado arcebispo de Salvador em 2020. Com isso, também foi nomeado Primaz do Brasil, título dado ao religioso que conduz a arquidiocese mais antiga do país.
Em 2021, o papa Francisco também nomeou arcebispo como membro da Congregação para os Bispos. A organização é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina” e dos encontros de bispos novos.
Dois anos depois, em 2023, ele também nomeou o arcebispo como membro do Conselho de Cardeais, conhecido como G-9. Ele é o único membro latino-americano.
Dom Sergio é membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
LEIA TAMBÉM:
Veja quem são os brasileiros que podem participar do Conclave
*Essa reportagem está em atualização