Projeto da UFSC disponibiliza livro sobre políticas linguísticas educacionais africanas

Em comemoração ao mês da África, celebrado em maio, o projeto de pesquisa e extensão Oralidades, Multilinguismos e Letramentos Políticos: Diálogos com a Educação disponibilizou o livro Políticas linguísticas educacionais em contextos africanos, lançado pela Editora Mazza. A obra tem caráter internacional e interinstitucional e é organizada por Ezra Chambal Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, Ezequiel Bernardo, do Instituto Superior de Ciências da Educação, de Angola, e pela professora Cristine Gorski Severo, docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

> Conheça o projeto Oralidades, Multilinguismos e Letramentos Políticos

O livro trata do papel que a educação escolar desempenha na legitimação institucional de uma língua. De acordo com os organizadores, a obra busca um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, com enfoque em contextos sociolinguísticos africanos. “Defende-se que as experiências africanas podem contribuir para um debate mais amplo sobre a importância de modelos educacionais multilíngues, interculturais e engajados com os interesses das comunidades. Atenta-se para uma abordagem sensível às realidades locais, criando, em parceria com os sujeitos interessados, espaços de interlocução que reconheçam a pluralidade linguística, em diálogo com discursos e práticas institucionalizados”.

A obra conta com contribuições de pesquisadores da África do Sul (Universidade Nelson Mandela), Moçambique (Universidade Eduardo Mondlane e Universidade Save), Angola (Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda e Universidade Agostinho Neto) e Ghana (Universidade Estadual da Pensilvânia). O prefácio é assinado pelo professor Bento Sitoe, membro fundador da Academia de Ciências de Moçambique e da Associação dos Escritores Moçambicanos.

> O livro pode ser acessado gratuitamente neste link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.