
Além do primata, foram encontrados na embarcação animais silvestres abatidos. Responsável não possuía autorização para o transporte dos animais nem para o pescado. Macaco resgatado de embarcação no rio Mamoré
Reprodução BPA
Um macaco mantido ilegalmente em cativeiro foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental durante uma operação de fiscalização fluvial no rio Mamoré, em Guajará-Mirim (RO), na última quinta-feira (17). Além do primata, foram encontrados na embarcação animais silvestres abatidos.
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
O macaco estava preso dentro de uma gaiola. Já uma anta e dois tatus-galinha estavam congelados —, além disso, 40 quilos de pescado da espécie tambaqui foram encontrados sendo transportados sem a devida documentação exigida pela legislação ambiental.
A ação faz parte de uma força-tarefa voltada ao combate a crimes ambientais na região de fronteira entre Brasil e Bolívia.
O macaco resgatado foi imediatamente encaminhado para avaliação e, após os cuidados necessários, foi devolvido à natureza. Segundo os agentes ambientais, o animal apresentava sinais de estresse, mas não tinha ferimentos aparentes.
Já os animais abatidos foram inumados conforme os protocolos técnicos, e o pescado apreendido foi doado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.
A embarcação foi apreendida e a ocorrência formalizada junto às autoridades competentes.
LEIA TAMBEM:
Grávida, médica e outras duas pessoas morrem em acidente entre ambulância e carreta na BR-364 em RO
VÍDEO: Frentista reage e coloca assaltantes ‘para correr’ durante tentativa de roubo em RO
Veja notícias de Rondônia: