A Receita Federal libera, na quarta-feira (23), a consulta ao lote de restituições da malha fina do Imposto de Renda. Cerca de 279,5 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco devem receber um total de R$ 339,63 milhões. Desses, R$ 180,27 milhões serão destinados a grupos com prioridade legal, como idosos, pessoas com deficiência e professores.
A maior parte dos contribuintes prioritários — mais de 204 mil — informou a chave Pix com o número do CPF ou utilizou a declaração pré-preenchida, garantindo vantagem na ordem de recebimento. Os pagamentos serão realizados em 30 de abril, diretamente na conta ou chave Pix informada. A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo oficial para dispositivos móveis.
Contribuintes que não forem contemplados neste lote devem acessar o e-CAC e verificar se há pendências na declaração. Caso necessário, é possível enviar uma retificadora e aguardar os próximos lotes. Valores não resgatados permanecem disponíveis no Banco do Brasil por até um ano. Após esse prazo, o resgate poderá ser solicitado pelo Portal e-CAC.