Vai à praia ou cachoeira no feriado? Veja como evitar afogamentos; PI teve 4 mortes em três dias


O g1 preparou uma reportagem com orientações do Corpo de Bombeiros para prevenir tragédias e aproveitar o “feriadão” com segurança. Respeitar medidas de segurança é essencial para evitar afogamentos
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Quatro pessoas morreram afogadas, entre as últimas sexta (11) e segunda-feira (13), no Piauí. Elas perderam a vida precocemente em um rio, uma barragem, uma cachoeira e uma praia (veja detalhes sobre os casos ao fim da reportagem).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Esses lugares são frequentemente procurados para passeios e viagens durante o “feriadão” da Semana Santa. Assim, para prevenir tragédias semelhantes, o g1 preparou uma reportagem com os principais cuidados a serem adotados (confira abaixo).
Segundo o tenente Pedro Bento, do Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI), é essencial respeitar as medidas de segurança, principalmente em locais desconhecidos.
“A natureza encanta, mas também oferece perigos. Placas de sinalização devem ser seguidas à risca. Evite nadar em área desconhecidas, saltar de locais elevados, deixar crianças sozinhas na água e, sobretudo, nadar após consumir bebidas alcoólicas”, elencou o tenente.
Confira dicas para evitar afogamentos:
Evite pular de cabeça devido à possibilidade de pedras ou bancos de areia encobertos pela água;
Não consumia bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes de nadar;
Priorize áreas delimitadas para banho;
Verifique se o local é de difícil acesso ou não;
Sempre entre na água acompanhado de uma pessoa que sabe nadar;
Lembre-se de que a profundidade pode variar com o tempo, mesmo em locais frequentados anteriormente;
Se perceber a água na altura do umbigo, retorne para áreas mais rasas;
Para crianças, opte por coletes de espuma ajustáveis ao corpo em vez de boias infláveis, que podem estourar;
Mantenha crianças à distância de um braço de um adulto durante o banho;
Se ficar em casa, cerque piscinas com grades de pelo menos 1,5 m de altura e use lonas protetoras para evitar acidentes com crianças e animais;
Evite deixar baldes e bacias com água acessíveis a bebês.
Em caso de acidente ou afogamento, a orientação é acionar a Polícia Militar (telefone 190) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Bombeiros alertam para cuidados durantes banhos no ‘feriadão’
Quatro casos em três dias
Adolescente e motorista morrem afogados em praia e cachoeira no Piauí
Reprodução/Instagram/Divulgação/PMPI
O primeiro caso aconteceu na sexta (11), no Rio Parnaíba, em Floriano. O adolescente Matheus de Lima Carvalho, de 13 anos, foi encontrado morto no local depois de sair para pescar.
A segunda morte foi a de Felipe Leonardo de Almeida, de 36 anos, que se afogou na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, no sábado (12). Ele estava testando o jet ski sem colete salva-vidas quando caiu na água.
No domingo (13), outros dois afogamentos: o adolescente João Kelvin da Costa, de 14 anos, morreu na praia Pedra do Sal, em Parnaíba. Ele estava com amigos no mar, por trás das pedras, e foi arrastado pela correnteza.
Na mesma data, o motorista José Nilton de Sousa Menezes, de 55 anos, foi vítima de afogamento na Cachoeira da Pirapora, entre Cocal e Viçosa do Ceará. Após o almoço de uma excursão, ele saiu para banhar em um riacho embaixo da queda d’água e foi encontrado sem vida horas depois.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.