Moradores denunciam truculência policial durante operação para demolir construção irregular na Bahia


Caso ocorreu nesta quinta-feira (17), no bairro da Gamboa, em Salvador. Irmã de homem que tem casa com aviso de demolição comenta caso em Salvador
Moradores denunciaram a truculência da Polícia Militar e de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), nesta quinta-feira (17), durante uma operação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para demolir uma construção irregular no bairro da Gamboa, em Salvador.
A ação causou revolta na população, que foi para o meio da rua protestar. Por conta disso, parte da Avenida Contorno foi bloqueada pelos manifestantes. A via já foi liberada.
A moradora Bianca Araújo relatou, em entrevista ao Bahia Meio Dia, telejornal da TV Bahia, que a população teria sido ameaçada durante o protesto.
“O guarda municipal despreparado, chegou metendo spray de pimenta na cara de criança, de morador. Polícia dizendo que vai dar tiro na cara da gente”, denunciou.
Ainda segundo Bianca, não foi apresentado nenhum documento para a demolição do imóvel. “Eles chegaram dizendo que iam derrubar a casa, sem autorização, sem nada, não deixaram nem a gente entrar na casa”, disse.
Moradores denunciam truculência policial durante operação para demolir construção irregular na Bahia
Reprodução/TV Bahia
Bianca é irmã de Diogo Araújo, que também mora no local. Ele relatou que foi notificado pela Sedur há três dias.
“Eles [Sedur] me notificaram, mas eu não fui lá, porque eles iam me pedir engenheiro, mas eu não tenho, [iam pedir] documentação do terreno, mas aqui ninguém tem. Estou nessa luta aí para tentar não deixar derrubar minha casa”, disse.
Segundo Diogo, ele juntou dinheiro por cerca de seis anos para construir o quarto da filha.
“Eu tenho seis anos guardando esse dinheiro para fazer um quartinho para a minha filha, eu não vou aceitar isso. É o meu suor, meu sangue, minha luta de cada dia de trabalho e eu não vou perder assim fácil. Eles demolindo minha casa, eu vou perder minha vida praticamente, então vou morrer tentando”.
Por meio de nota, a Sedur informou que demoliu uma construção irregular, em área de risco na Gamboa, nesta quinta- feira (17), por não possuir alvará da prefeitura.
O órgão ressaltou que já havia notificado o responsável e embargado a obra, mas a determinação não foi cumprida.
Ainda na nota, o órgão municipal detalhou que a ação está respaldada no Código de Obras do Município (Lei 9281/2017), toda e qualquer obra, particular ou pública, só pode ser iniciada após licença ou autorização da Sedur. A lei também prevê que obras iniciadas sem a devida licença, em áreas de domínio público ou que ofereçam iminente risco de desabamento, poderão ser demolidas pela prefeitura.
Reportagem em atualização
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.