Siga @radiopiranhas
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que seria “honroso” ocupar o cargo de vice na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026. Em entrevista concedida em Alagoas, Lira também sinalizou abertura para disputar uma vaga no Senado e evitou confirmar qualquer definição, adotando tom conciliador diante do cenário eleitoral.
“São dois cargos que honrariam qualquer brasileiro”, declarou o deputado, ao ser questionado se pretende compor a chapa de Bolsonaro ou disputar o Senado Federal. “Discutir com muita tranquilidade com nosso grupo político é o mais importante agora”, completou.
Relator do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda — considerado uma das principais apostas do governo Lula para impulsionar sua popularidade —, Lira tem atuado como peça-chave nas articulações políticas em Brasília. Apesar de ter apoiado Bolsonaro nas eleições de 2022, adotou postura de diálogo com o atual governo desde o início do novo mandato.
A proposta de isenção tributária, que pode beneficiar quem recebe até R$ 5 mil por mês, é defendida por 70% da população, segundo pesquisa Datafolha. O levantamento também aponta que 76% dos brasileiros apoiam taxar mais os mais ricos, com rendimentos mensais acima de R$ 50 mil.
Nos bastidores, aliados afirmam que Lira busca resgatar trechos de um projeto aprovado na Câmara em 2021, quando presidia a Casa, mas que não avançou no Senado. A expectativa é que ele se reúna com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), nos próximos dias para alinhar os detalhes da proposta.
Com influência nas duas principais forças políticas do país, Lira mantém discurso ambíguo sobre 2026, sem fechar portas. “Assumir esse posto em qualquer chapa será sempre honroso”, reforçou.

source
Fonte : Hora Brasilia