Lajeado improvisa sistema de medição manual para acompanhar cheia do Rio Taquari

Em meio às preocupações causadas pelas cheias do Rio Taquari, a Prefeitura de Lajeado tomou uma medida improvisada para manter o controle da situação. Com a indisponibilidade do sistema de medições automáticas do CPRM e sem acesso à régua física da Acil, a administração municipal optou por uma transposição manual de dados, recorrendo a registros da enchente de setembro de 2023 que estavam gravados no muro do Centro Administrativo, localizado no Centro da cidade.

A iniciativa teve como objetivo estabelecer um sistema minimamente confiável para monitorar a subida do rio nas próximas horas. As medições foram realizadas ao longo de uma quadra da Rua Júlio de Castilhos, começando com a marca de 29,25 metros e chegando até os 34 metros, possibilitando o acompanhamento durante a noite.

De acordo com os registros feitos nesta régua improvisada, foi constatado que o nível da enchente alcançou a marca de 29,75 metros às 20h30 desta quarta-feira, 1º de maio, representando um aumento de 2,19 metros em relação à última medida disponibilizada pelo sistema convencional.

Às 21h30, uma nova medição apontou que o rio atingiu a marca de 30,15 metros, reforçando a importância da iniciativa adotada pela Prefeitura de Lajeado diante das limitações enfrentadas no monitoramento da situação.

The post Lajeado improvisa sistema de medição manual para acompanhar cheia do Rio Taquari appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.