Bombeiros de SC vão ao RS para auxiliar nas buscas de vítimas de temporais

Sete equipes de bombeiros catarinenses foram enviadas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas por conta dos fortes temporais que tomam o estado gaúcho desde segunda-feira (29). Conforme o último boletim da Defesa Civil, seis pessoas morreram e 18 estão desaparecidas.

No total, 28 militares de SC foram deslocados nesta madrugada de quarta-feira (1°). As células são compostas por especialistas em todas as áreas de salvamento, treinados para atuarem em eventos desta magnitude.

As equipes foram equipadas para auxiliarem, principalmente, na busca e resgate em inundações ou enxurradas, e para intervenção em áreas de deslizamento.

Situação no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é atingido por fortes chuvas desde segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil, 77 municípios registraram ocorrências. Seis mortes já foram confirmadas e 18 pessoas estão desaparecidas.

No total, de acordo com informações, 3.742 pessoas foram afetadas pelos temporais. Dessas, 198 estão em abrigos e 95 desalojadas.

Duas das mortes ocorreram em Paverama, quando um carro foi arrastado pela enxurrada. A terceira foi em Pantano Grande, que vitimou um homem. Duas mulheres também perderam a vida, uma em Encantado e outra no limite entre Itaara e Santa Maria. A sexta vítima morreu em Salvador do Sul, após um deslizamento de terra destruir casas.

Já os desaparecimentos foram registrados em Candelária (oito pessoas), Encantado (seis) e Roca Sales (quatro).

Em uma live nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que as ocorrências se assemelham às fortes chuvas que tomaram o RS em novembro do ano passado, em que cinco pessoas morreram e diversos estragos foram registrados.

Na noite de terça-feira (30), Leite pediu que o presidente Lula (PT) enviasse ajuda às cidades afetadas com “urgência”. O governo federal já enviou duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) a fim de resgatar pessoas ilhadas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.