
Exames iniciais apontaram alterações no fígado e infecção dentária. Cadela Julie foi levada em bagageiro de moto e abandonada na rua em Barra Velha. Mulher abandona cachorro em rua e foge de moto em Barra Velha, SC
A cachorra Julie, que foi abandonada na rua em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, precisará de cuidados especiais. Exames veterinários iniciais apontaram alterações no fígado e infecção dentária, informou a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).
A cadelinha segue em processo de adoção, já que a família que a resgatou sinalizou que não poderá arcar com os custos do tratamento do animal.
Julie foi transportada no bagageiro de uma moto, embaixo do banco, e abandonada na rua na sexta (11). O crime foi flagrado por uma câmera de monitoramento (assista acima). A ex-tutora do animal foi identificada e é investigada em processo administrativo da prefeitura e inquérito da Polícia Civil (leia mais abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
De acordo com a médica veterinária responsável, os exames iniciais apontaram alterações no fígado, exigindo exames de imagem, como o ultrassom, além de acompanhamento clínico contínuo para diagnóstico e tratamento adequado.
Além disso, Julie apresenta uma infecção dentária e precisará passar por procedimento de extração, bem como outros cuidados de saúde, que demandam atenção e custos financeiros, informou a Fundema.
Em relação à adoção da cachorrinha, como a família que fez o resgate não poderá ficar com ela, a fundação entrou em contato com a segunda pessoa na lista de interessados. Segundo a Fundema, a cadela foi prontamente aceita.
Foi então formalizado um termo de depositário fiel, permitindo que a nova tutora receba o animal em lar temporário por 24 horas, período necessário para avaliar a adaptação entre a nova família e a cadelinha. Caso tudo corra bem, a adoção será oficializada.
A cachorra foi abandonada no bairro São Cristóvão e resgatada no dia seguinte por uma família. A Fundema buscou a cadela no final da tarde de terça (15) e permaneceu com ela para que ela pudesse ser levada ao veterinário, para mais exames clínicos, e pet shop.
Cachorra Julie, resgatada após ser abandonada em SC, depois de ida ao pet shop
Fundema/Divulgação
Processo administrativo e criminal
A suspeita de ter abandonado a cachorra foi ouvida. “Ela alegou ter tido um surto psicótico. Ela estava bem desorientada”, disse o presidente.
No caso da Fundema, foi aberto um procedimento administrativo para aplicação de multa contra a mulher que abandonou o cachorro. Do lado criminal, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o crime de maus-tratos.
Mulher tira cachorro de dentro de bagageiro de moto para depois abandoná-lo na rua em SC
Reprodução/NSC TV
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias