Deputada Erika Hilton, do PSOL, afirma ter sido vítima de transfobia por parte do governo americano


A deputada Duda Salbert, do PDT, que também é mulher trans, disse que sofreu o mesmo tipo de discriminação por parte do governo americano e que vai apresentar denúncia ao Itamaraty. Deputada Erika Hilton, do PSOL, afirma ter sido vítima de transfobia por parte do governo americano
Jornal Nacional
A deputada Erika Hilton, do PSOL, afirmou ter sido vítima de transfobia por parte do governo americano. Erika Hilton é mulher trans, mas recebeu visto de entrada nos Estados Unidos com registro de gênero masculino. Ela disse que é reconhecida como mulher em toda documentação brasileira, que fez a indicação ao solicitar o visto, e que levou o caso ao Itamaraty.
“Eu não acho que se trata da violação dos direitos apenas da deputada Erika Hilton ou de uma indivídua, uma cidadã transexual brasileira. Eu acho que se trata da violação dos nossos documentos, uma violação dos direitos das pessoas trans, uma violação da jurisprudência do Brasil, e uma interferência direta dos Estados Unidos na nossa documentação”, diz a deputada Erika Hilton.
A deputada Duda Salbert, do PDT, que também é mulher trans, disse que sofreu o mesmo tipo de discriminação por parte do governo americano e que vai apresentar denúncia ao Itamaraty.
A embaixada americana declarou que a política dos Estados Unidos é reconhecer dois sexos: o masculino e o feminino, e considerá-los imutáveis desde o nascimento.
LEIA TAMBÉM
Caso Erika Hilton: gênero masculino no visto de deputada trans é reflexo de ordem assinada por Trump no 1º dia de mandato
Governo Trump altera gênero de Erika Hilton para masculino em visto para EUA; ‘Transfobia de Estado’, afirma deputada
Adicionar aos favoritos o Link permanente.