

Florianópolis abre debate público sobre políticas urbanas na 6ª Conferência da Cidade – Foto: PMF/Divulgação
Que cidade queremos habitar nos próximos anos? E como transformar essa visão em políticas públicas concretas? Essas são algumas questões que estarão em debate durante a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Florianópolis, que será realizada nos dias 24 e 25 de abril no Palácio Barriga Verde.
Promovido pela Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, o encontro é aberto ao público mediante inscrição prévia e propõe um espaço de escuta, troca de ideias e construção coletiva em torno do futuro urbano da cidade.
Com o tema Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, a conferência representa uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual das Cidades de Santa Catarina e para a Conferência Nacional das Cidades.
A programação envolve gestores públicos, especialistas, representantes de movimentos sociais e cidadãos interessados em contribuir com a formulação de propostas para o crescimento urbano da capital.
Inscreva-se para a conferência no link shre.ink/conferencia-da-cidade
No primeiro dia do evento, as atividades serão organizadas em torno de três eixos temáticos centrais: a articulação entre os setores urbanos e o planejamento integrado de políticas públicas; a gestão estratégica e os mecanismos de financiamento para o desenvolvimento das cidades; e os grandes temas transversais, que abrangem sustentabilidade ambiental, emergências climáticas, transformação digital, segurança pública e o enfrentamento da violência armada em territórios populares.
Definição dos delegados que representarão a capital catarinense

Evento reúne poder público e sociedade civil para discutir estratégias de desenvolvimento urbano com foco em inclusão, sustentabilidade e justiça social – Foto: PMF/Divulgação
No segundo dia, os participantes serão divididos em grupos de trabalho. As propostas elaboradas coletivamente serão levadas à plenária para aprovação. O evento também definirá os delegados que representarão Florianópolis na etapa estadual da conferência.
“A conferência é um espaço democrático fundamental para repensarmos o futuro urbano de Florianópolis com base no diálogo e na escuta ativa. É por meio dessa construção coletiva que podemos avançar em políticas mais justas, eficazes e conectadas com a realidade de quem vive a cidade”, destaca a secretária municipal de Planejamento, Ivanna Toma.
A iniciativa reforça a importância da participação cidadã na definição de diretrizes para uma cidade mais resiliente, equilibrada e preparada para os desafios do presente e do futuro.
Serviço
O que: 6ª Conferência Municipal da Cidade de Florianópolis.
Quando: 24 e 25/5, 9h.
Onde: Palácio Barriga Verde – Rua Dr. Jorge Luz Fontes, nº 310, Centro, Florianópolis.
Inscrições: Gratuitas e abertas ao público. Devem ser realizadas previamente pelo formulário disponível no site.
Informações adicionais: a conferência é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual das Cidades de Santa Catarina e para a Conferência Nacional das Cidades.
Dúvidas e contato: (48) 3251-4900 ou pelo e-mail: [email protected]
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.