Granizo atinge lavouras no norte gaúcho e provoca prejuízos

Não apenas o granizo causou estragos durante os fortes temporais isolados que afetaram na tarde desta terça-feira (15) pontos do Norte do Rio Grande do Sul. Em alguns pontos, o vento também foi forte ou muito forte. Foi o caso do município de Sananduva, onde caíram as pedras de granizo de diâmetro maior e em alguns pontos até de grande tamanho.
A tempestade de granizo foi tão forte que as pedras de gelo chegaram a destruir os vidros de alguns automóveis estacionados nas ruas da cidade. Houve danos nas áreas urbana e rural.

Na área rural de Tupanci do Sul, conforme relato de produtores, áreas de soja praticamente prontas para a colheita foram atingida pelo granizo, causando grandes perdas na localidade de linha Zoti (fotos). A dimensão do prejuízo estava sendo contabilizada.

A quantidade de granizo foi tão grande em Vacaria durante a tempestade que blocos de gelo podiam ser vistos nas ruas e nos pátios de empresas e moradias da cidade. Numa rua, uma retroescavadeira chegou a ser usada para remover o gelo e liberar a via para o trânsito de veículos.

Em Sananduva, há registros de destelhamento de casas e queda de árvores. Em Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul também há relatos de acúmulo de granizo e danos em propriedades. Às margens da BR 470, no trecho que liga barracão a Lagoa Vermelha, também foi registrado granizo com potencial de danos em lavouras de soja em estágio de colheita. Levantamentos de prejuízos no meio rural estão sendo feitos.

Com informções da rádio Poatã.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.