Qual tipo de sutiã é recomendado para cada situação: esportes, trabalho e roupas apertadas

Mulher escolhendo qual o melhor tipo de sutiã

Escolher o tipo de sutiã certo pode fazer toda a diferença no seu conforto – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Encontrar o sutiã perfeito para cada situação da vida, que não machuca ou aperta, não precisa ser difícil!

Descubra como escolher o tipo de sutiã mais adequado para diferentes necessidades e momentos do dia a dia.

Qual o melhor tipo de sutiã?

Segundo Alessandra Colombo, gerente de marketing da Triumph, “o sutiã perfeito é aquele que você não tem aquela necessidade enorme de tirá-lo assim que chega em casa”.

A especialista explica que um sutiã no tamanho certo não aperta, não deixa sobras no bojo e nem faz o seio “pular” pra fora. Ele dá sustentação sem incomodar.

Mulher posando com um sutiã ideal pra atividades físicas

Para cada corpo, existe um tipo de sutiã que proporciona a sustentação ideal e o ajuste perfeito – Foto: Freepik/ND

Por isso, a especialista ressalta que é necessário tirar um tempinho para descobrir o tamanho certo, seja medindo em casa com a ajuda de sites ou procurando ajuda em lojas especializadas, já que muita gente usa o número errado sem saber.

Qual o problema de usar um sutiã de número errado?

Usar um sutiã que não serve direito pode causar problemas. A especialista explica que, sem o suporte ideal, os seios, principalmente os maiores, podem ficar mais flácidos, ainda mais depois de mudanças no corpo, como a gravidez.

Também pode causar dores nas costas e no pescoço por causa do peso mal distribuído.

O tipo de sutiã para cada momento:

  • Para esportes de alto impacto: usar sutiãs esportivos específicos para proteger e sustentar os seios durante atividades físicas. Para esportes de alto impacto, como corrida e saltos, escolha sutiãs com maior controle de elasticidade para evitar lesões no pescoço, costas ou trapézio, especialmente se tiver seios grandes;
  • Para esportes de baixo impacto: atividades de baixo impacto, como ioga ou pilates, um sutiã com menos sustentação, mas ainda com controle de elasticidade, é o suficiente;
  • Para o trabalho e roupas apertadas: o ideal é usar sutiãs que sejam confortáveis e ofereçam boa sustentação sem marcar a roupa, principalmente em peças mais justas;
  • Para seios grandes: escolher modelos de sutiã que tenham bojos mais amplos e firmes, para garantir que o seio se encaixe bem e tenha o suporte necessário. Isso evita desconforto e problemas de flacidez;
  • Para seios pequenos: buscar modelos que valorizem o volume, se esse for o desejo. O sutiã deve se ajustar corretamente, sem sobrar no bojo, para evitar que fique com rugas ou cause desconforto.

Quando é a hora de trocar um sutiã?

Loja com sutiãs à venda

Se o seu sutiã está deformado ou com alças frouxas, é hora de investir em uma peça nova – Foto: Pixabay/ND

Colombo sugere trocar o sutiã quando o corpo mudar ou quando a peça perder sustentação, como alças frouxas.

Quanto a usar ou não sutiã, a decisão é pessoal e deve depender do conforto de cada mulher, especialmente em casos como seios grandes ou gravidez.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.