

Médico e enfermeira de Unidade de Saúde de Blumenau são agredidos por paciente – Foto: Erison Krueger/NDTV Record
Um médico e uma enfermeira de Blumenau foram agredidos na manhã desta terça-feira (15). O caso aconteceu na ESF (Estratégia de Saúde da Família) Arão Rebelo l, no bairro Velha Central.
De acordo com informações apuradas pela NDTV Record, os dois profissionais da saúde foram agredidos por uma paciente, que teria “chegado fora do horário da consulta para renovar uma receita não urgente”.
Ainda segundo o relato, a receita não pertencia ao município e, ao ser orientada pela enfermeira, a mulher se irritou e acabou cometendo a agressão.
Médico e enfermeira são agredidos
A camisa do médico agredido chegou a ser rasgada pela paciente. Na foto, é possível ver marcas dos arranhões no pescoço do profissional. Um relógio do servidor também quebrou.
Em entrevista ao Tribuna do Povo da NDTV Record, o médico trouxe mais detalhes sobre o caso. “A paciente queria renovação de receita e quando a enfermeira foi explicar a mulher ficou alterada e começou a gritar. Quando escutei, fui tentar ajudar a enfermeira e também acabei sendo agredido”.
O ESF foi fechado para o atendimento durante a tarde desta terça-feira (15). A equipe colocou um comunicado no portão de entrada da unidade informando o fechamento temporário. “Unidade fechada!! Motivo: Agressão física contra o médico e a enfermeira, todos os servidores estarão se deslocando para a delegacia!!”.
Veja o vídeo
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), disse “lamentar o incidente de agressão” e disse que “os servidores agredidos receberam o apoio necessário e as medidas cabíveis estão sendo tomadas”.
Veja a nota na íntegra
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), lamenta o incidente de agressão ocorrido nesta terça-feira, dia 15, por volta das 11h45, nas dependências da ESF Arão Rebello, no bairro Velha Grande.
Conforme apurado pela secretaria, uma usuária buscou atendimento para transcrição de receita médica. Ao ser informada sobre a necessidade de passar por consulta para reavaliação da conduta médica anterior, tendo em vista que a receita era de outro município, a usuária demonstrou insatisfação e, de forma agressiva, avançou fisicamente contra a enfermeira em exercício. Diante da situação, um médico da unidade tentou intervir, sendo também alvo da agressão por parte da usuária.
Buscando garantir a segurança dos demais usuários e da equipe, a unidade permanecerá fechada por tempo indeterminado. Uma força-tarefa foi organizada para orientar e redirecionar os pacientes que necessitarem de atendimento para o Ambulatório Geral da Família (AGF) Velha, que fica na Rua José Reuter, 125.
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Semus, reforça o compromisso com a segurança dos profissionais e repudia qualquer ato de violência. A secretaria também informa que os servidores agredidos receberam o apoio necessário e as medidas cabíveis estão sendo tomadas.
*Colaborou repórter Gabriel Langaro