Homem é condenado a 14 anos de prisão por tentar matar companheira com golpes de foice

O Tribunal do Júri da Comarca de Chapecó condenou, na última sexta-feira (11), um homem a 14 anos de reclusão por tentar matar a companheira com golpes de foice em julho de 2024, em Caxambu do Sul. A sentença atendeu integralmente à denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que acusou o réu de tentativa de homicídio qualificado por feminicídio, motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.

O crime aconteceu no dia 21 de julho de 2024, por volta das 15h10, na residência do casal, localizada na zona rural do município. De acordo com o MPSC, a vítima estava deitada no quarto quando o homem, inicialmente portando uma faca, entrou no cômodo. Após ser rejeitado pela companheira, que pediu o fim do relacionamento e solicitou que ele deixasse a casa, o réu se retirou do local.

Minutos depois, inconformado, ele retornou armado com uma foice. A mulher estava deitada no sofá na companhia da filha do casal quando foi surpreendida com ao menos quatro golpes, atingindo as regiões do púbis, punho esquerdo, ombro esquerdo e pescoço.

A vítima conseguiu escapar, se trancar no banheiro e gritar por socorro. Familiares que moram nas proximidades ouviram os pedidos de ajuda e prestaram os primeiros socorros. O agressor fugiu, mas foi localizado e preso pela Polícia Militar em uma residência próxima.

Durante o julgamento, os jurados acolheram a tese do Promotor de Justiça Moacir José Dal Magro, responsável pela acusação no caso. Embora ainda caiba recurso, o juiz negou ao condenado o direito de recorrer em liberdade, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal de que os veredictos do Tribunal do Júri permitem a imediata execução da pena, independentemente do tempo total de reclusão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.