Força aérea deverá enviar helicópteros para resgate nesta quarta-feira, dia 1

Diversas famílias estão ilhadas ainda nas cidades, entre elas de Marques de Souza e Forquetinha. É preciso de urgente

Diante do grave temporal que resultou em cinco mortes e deixou 18 pessoas desaparecidas no Rio Grande do Sul, a Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou dois helicópteros na noite desta terça-feira (30) para realizar operações de resgate nas regiões de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária. Nesta manhã de quarta-feira a atenção deverá ser Forquetinha, Marques de Souza e as cidades atingidas do Vale do Taquari. Devido às condições climáticas adversas, as aeronaves, que estão estacionadas em Santa Maria, ainda não puderam decolar para iniciar as operações de salvamento.

A Defesa Civil do RS orienta que pessoas ilhadas e em risco de vida utilizem lanternas de celulares ou outros dispositivos luminosos para sinalizar sua localização às equipes de resgate. Essa sinalização é crucial para a identificação precisa do local pelos socorristas. Em uma das operações, a FAB conseguiu resgatar uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento, transportando-as de Candelária até Santa Cruz do Sul.

No contexto desta crise, o governador Eduardo Leite fez um apelo direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo “urgência” no envio de apoio federal. Leite enfatizou a gravidade da situação, comparável aos eventos extremos vivenciados pelo estado em novembro do ano passado, e destacou a necessidade imediata de recursos para resgate.

“Presidente Lula, por favor envie IMEDIATAMENTE todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar JÁ centenas de pessoas em dezenas de municípios”, escreveu o governador em uma mensagem urgente publicada nas redes sociais.

O presidente Lula respondeu, assegurando que o governo federal, através dos ministérios da Integração e da Defesa, além do ministro Paulo Pimenta, se somará aos esforços do governo estadual e das prefeituras para superar esse momento difícil, que reflete os impactos das mudanças climáticas no planeta.

The post Força aérea deverá enviar helicópteros para resgate nesta quarta-feira, dia 1 appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.