Barracão/RS – Nesta segunda-feira, 14 de abril, o Tribunal do Júri da Comarca de São José do Ouro condenou Valdemir Rodrigues da Silveira a 8 anos de reclusão pelo homicídio de João Alves Lunardi, ocorrido em 11 de março de 2022, dentro de um mercado na cidade de Barracão, no norte gaúcho.
Durante o julgamento, os jurados reconheceram o homicídio como privilegiado-qualificado, destacando o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima, surpreendida com dois disparos de arma de fogo e morta no local. A defesa e o próprio réu alegaram que o crime foi motivado por uma suspeita de que a vítima teria mandado matar o irmão do acusado, Isaías Rodrigues da Silveira — o que foi considerado como causa de diminuição da pena.
Valdemir foi absolvido da acusação de porte ilegal de arma de fogo, já que ficou comprovado que o porte estava diretamente relacionado ao homicídio.
A sentença foi proferida pelo juiz Dr. Victor Matheus Bevilaqua, que fixou a pena em regime inicial semiaberto, considerando o tempo de quase um ano de prisão preventiva já cumprido. O processo será encaminhado para a Vara de Execuções Penais de Passo Fundo/RS para início do cumprimento provisório da pena.